Gestão ambiental

Páginas: 14 (3433 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O Sistema Único de Saúde possui como porta de entrada a Unidade Básica de Saúde (UBS). Nela, o usuário é primeiramente atendido e, quando possível, seu problema pode e deve ser resolvido naquele local. Uma das formas de resolução consiste na dispensação de medicamentos essenciais voltados para a assistência ambulatorial, já que as UBS, em sua grande maioria, dispõem de farmácia para prontoatendimento em função da nova visão de atenção à saúde e de sua relação direta com a atenção farmacêutica, além da presença em número reduzido de profissionais farmacêuticos nas farmácias do sistema público de saúde. Este trabalho teve como objetivo conhecer a situação da dispensação de medicamentos nas UBS do município de Juiz de Fora. Situada na Zona da Mata mineira, com quase quinhentos milhabitantes, a cidade conta com um total de 39 unidades na zona urbana. Dessas, 10 foram escolhidas para a execução da pesquisa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os trabalhadores que exercem o papel de dispensadores e com a gerência das UBS. Além disto, observou-se o local onde funciona a farmácia, a fim de conhecer as condições da área física usada no armazenamento e dispensação demedicamentos. As informações obtidas permitiram conhecer as características de trabalho/qualificação profissional e de seu papel na promoção e recuperação da saúde. Pensa-se que a realidade encontrada possa não ser muito diferente da de grande número de UBS dos municípios brasileiros. Em sua totalidade, foram encontrados trabalhadores comuns fazendo a dispensação, sem qualquer conhecimento específicosobre a importância da orientação ao usuário quanto ao uso adequado dos medicamentos e sua influência na recuperação da saúde.(AU)

ttp://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=363301&indexSearch=ID
=================================================================

A implantaçäo do Projeto Especial deEnsino Assistência Primária à Saúde: Práticas Multiprofissionais e Interdisciplinares (PEEPIN), no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, permitiu integrar o ensino das várias profissöes da saúde e desencadeou mudanças na estrutura acadêmica. Um dos grupos participantes (GIM 05), através de observaçöes da realidade e identificaçäo do problema da Unidade Básica de Saúde doJardim Tókio, analisou a situaçäo dos hipertensos desta comunidade. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados um formulário com questöes fechadas. Foram entrevistados 74 pacientes hipertensos sendo 22 (30 por cento) do sexo masculino e 52 (70 por cento) do sexo feminino, com idade variando entre 28 e 82 anos (média-55 anos). Os resultados revelaram que 35 (47 por cento) apresentamantecedentes familiares de hipertensäo , 54 (73 por cento) usam medicaçäo com frequência, 40(54 por cento) mudaram seus hábitos alimentares e 36 pessoas estudadas (49 por cento) näo receberam informaçöes sobre a doença. Concluiu-se após análise e reflexäo dos resultados, a existência de um papel fundamental para cada profissional envolvido neste trabalho (medicina, fisioterapia, enfermagem odontologia efarmácia quanto à participaçäo na soluçäo desse problema e sugerimos a implantaçäo de um programa especial de atendimento para os hipertensos desta Unidade Básica de Saúde(AU)

===========================================================================

RESUMO
Trata-se de um recorte da pes-
quisa “A utilização de indica-
dores na prática gerencial do
enfermeiro em Unidades Básicas
de Saúdeda cidade do Rio de
Janeiro”, realizada nas Unidades
Básicas de Saúde (UBS) da Área
de Planejamento 5.3 e que teve
como objetivos: identificar a
concepção dos enfermeiros quan-
to aos elementos constitutivos do
processo de trabalho gerencial em
UBS e discutir a gerência como
instrumento do processo de tr-
abalho na organização de serviços
de saúde. Para este trabalho,
optou-se por um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão ambiental e o licenciamento ambiental
  • Auditoria Ambiental
  • gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!