Gestão ambiental

Páginas: 61 (15078 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO

Há alguns anos, os problemas ambientais eram um tema restrito a um pequeno grupo de ecologistas, pois consistiam em preocupações consideradas próprias de visionários e idealistas, que não faziam parte dos problemas concretos da sociedade. No início tinha-se apenas uma percepção dos efeitos ambientais localizados de determinadas atividades, atualmente toda a humanidade reconhece agravidade da crise ambiental, que alcançou uma escala planetária, decorrente não de ações irresponsáveis de alguns, mas reflexo do modelo de desenvolvimento.
A responsabilidade ética de empresários e políticos mais arrojados foi capaz de comprovar na prática que há vantagens em ultrapassar essa visão unilateral do meio ambiente como um custo e considerá-la uma oportunidade. A iniciativa deadotar os princípios da gestão ambiental, numa economia que se caracteriza pelo elevado desperdício de recursos, determina um importante diferencial competitivo. Reduzir os custos com a eliminação de desperdícios, desenvolver tecnologias limpas e baratas, reciclar insumos não são apenas princípios de gestão ambiental, mas condição de sobrevivência empresarial.
Segundo Porter e Linde (1995), qualquerorganização deve sempre buscar a inovação, seja na prevenção, seja no tratamento da poluição. A melhoria ambiental é capaz de favorecer a produtividade dos recursos e trazer benefícios para o processo, a saber: economia de materiais, conversão dos desperdícios em formas de valor, eliminação ou redução do custo das atividades envolvidas nas descargas ou no manuseio, transporte e descarte deresíduos.
A realidade do ambientalismo dentro do mundo dos negócios tem se desvendado mais complexa do que a simples conformidade com as leis ou a responsabilidade social. A proteção ambiental e a competitividade econômica tornaram-se entrelaçadas. O que anteriormente foi dirigido por pressões que estavam fora do mundo dos negócios é agora direcionado por interesses que existem dentro dos ambienteseconômico, político, social e mercadológico das empresas. Muitas organizações, ao obterem bom desempenho ambiental associado à boa gestão operacional, baixo risco financeiro e as boas perspectivas de sucesso econômico futuro, começaram a influenciar as normas de práticas corporativas e transformar o ambientalismo, de algo externo para algo que está dentro do sistema de mercado e que é central para osobjetivos das empresas (HOFFMAN, 2000).
No Brasil, o transporte rodoviário representa 96,1% do transporte de passageiros. As crescentes taxas de população urbana, a deficiência de políticas públicas de transporte em massa e a retomada do crescimento econômico têm implicado num aumento expressivo da motorização; conseqüentemente num aumento dos poluentes emitidos por veículos automotores (BRASIL,2004).
O setor de transportes é uma das mais importantes forças motrizes do crescimento da economia mundial, permitindo a movimentação de pessoas, bens e serviços (MATTOS, 2001). Ele é um dos grandes causadores de danos sociais e ambientais, principalmente nos moldes atuais em que o sistema coletivo vem, aos poucos, sendo substituído pelo individual, acarretando diversos problemas urbanos, comoaumento dos congestionamentos, da poluição do ar e sonora, distanciamento das relações sociais, entre outros (FÉLIX, 2004). Com base nos indicadores do Instituto Ethos formulou-se o seguinte problema de pesquisa: Quais as características socioambientais das empresas de transporte intermunicipal de Santa Maria?
O objetivo geral do estudo é conhecer o perfil socioambiental das empresas de transportesintermunicipal de Santa Maria através de indicadores de responsabilidade social. Os objetivos específicos, norteadores da pesquisa, foram os seguintes: identificar as variáveis externas às empresas que atuam como fatores de pressão por melhorias ambientais nas empresas de transporte; identificar as variáveis internas das empresas para o engajamento na proteção ambiental; identificar o uso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão ambiental e o licenciamento ambiental
  • Auditoria Ambiental
  • gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • GEstao Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!