gestão ambiental

Páginas: 17 (4148 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013




NÃO-CONFORMIDADES CONSTATADAS EM CONSTRUTORAS
Prof. Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo

Não conformidades, constatadas em auditorias de certificação do SiAC, foram catalogadas e identificada a sua distribuição entre os requisitos. Foi processada em seguida uma avaliação detalhada procurando identificar as suas possíveis causas. A pesquisa foi também objeto de debate com gestores deprograma de qualidade de construtoras certificadas. A identificação de pontos concordantes entre elas, referentes aos os requisitos que apresentaram percentual mais elevado de não conformidades, nortearam as conclusões. Também foram considerados aspectos correlacionados constantes de literatura recente.

O requisito 6.2.2, referente à determinação de competência, treinamento e respectivos registrosapropriados (escolaridade, qualificação profissional, treinamento, experiência e habilidade) do pessoal que executa trabalhos que afetam a qualidade do produto, é o que apresenta maior número de não-conformidades. Quarenta por cento das construtoras apresentaram não-conformidade neste requisito.
Para determinar a competência necessária, cada empresa deve apresentar suas exigências dequalificação profissional para todo pessoal envolvido em atividades que afetam a qualidade do produto, mas muitas deixam de determinar a competência para algumas funções que não são necessárias em todas as obras, como operador de guincho, tubuleiro, gesseiro e outras. Quando necessárias, se não for determinada a competência, haverá não-conformidade. Este tipo de falha é devido exclusivamente a omissão formaldo pessoal envolvido com o monitoramento dos programas da empresa.
Em diversas situações, os registros ou diplomas de escolaridade dos colaboradores não estão disponíveis, embora estes possuam alguma formação escolar. Este fato, relativamente freqüente, envolve habitualmente pessoal oriundo de pequenas cidades do interior. Quando o registro de escolaridade se extravia, é comum que essas pessoasnão consigam mais acesso ao documento, por falta de recursos para chegar às escolas ou ausência de anotações na própria escola. Também ocorrem mudanças de localização das escolas de ensino fundamental ou mesmo seu fechamento. Fatos assim geram considerável número de não-conformidades que poderiam ser evitadas com a mudança da sistemática de comprovação de escolaridade, constante do Manual daQualidade. Um teste por ocasião da admissão é suficiente para a comprovação e passa a ser o registro pertinente, desde que previamente estabelecido.
Muitas atividades de caráter temporário são realizadas por trabalhadores autônomos, cujas habilidades não são anotadas. Sem meios de demonstrar suas habilidades a outras construtoras, esse pessoal acaba por penalizá-las com não-conformidades. Este aspectopode ser superado com a oferecimento de treinamento profissional à equipe, inclusive os terceirizados, promovendo a avaliação de sua eficácia. Estes treinamentos no canteiro motivam os colaboradores, fazendo com que se sintam valorizados. Eles adquirem uma reação positiva em relação a empresa e suas próprias atividades, vindo de encontro de umas das premissas dos programas de gestão da qualidade.Este é um dos pontos positivos do SiQ (SiAC).
Portanto, as não conformidades induzem a duas origens.
De um lado observa-se que as empresas construtoras, de modo geral, não procuram minimizar as exigências de competência em seu Manual da Qualidade ou estabelecer critérios compatíveis com a situação dos trabalhadores da construção civil. Nas entrevistas com as construtoras, focando os resultadosda pesquisa, ficou evidenciado que as empresas consideram que a não conformidade neste requisito tem um viés de natureza formal e não real. Configura-se, portanto, uma falha metodológica da construtora, que não implica necessariamente em um problema que afete a qualidade dos processos e dos produtos gerados.
Por outro lado caracteriza-se que as construtoras ainda não desenvolveram uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão ambiental e o licenciamento ambiental
  • Auditoria Ambiental
  • gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!