Gestão ambiental

Páginas: 39 (9530 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

FERNANDO PANTE

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Gramado
2010
fernando pante

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo emGestão Ambiental

Orientador: nome do tutor eletrônico: Marcos Zambom

Professor supervisor: Grace Martins

Gramado
2010
AGRADECIMETOS

Pela minha família, pela dedicação e ao grande apoio.
Minha tutora Grace Martins, pela grande ajuda e por sempre estar presente nos momentos que precisei, sempre coma maior motivação e pronta para ajudar.
A grande Equipe da Unopar, pelo excelente trabalho.
Aos meus colegas, que serão inesquecíveis, nas horas boas ou não tão boas assim, sempre brincando e ao mesmo tempo dando um apoio muito grande.
A todos que fizeram este momento acontecer, um forte abraço e minha eterna gratidão.

Quando me perguntam oque é preciso fazer para salvar a Terra, minha vontade é dizer: nada. A Terra não precisa de ajuda para continuar seu caminho entre as estrelas pelos próximos 5 bilhões de anos. A verdade é quem está correndo sérios riscos é a humanidade, e não a Terra.
As mudanças que a humanidade vem fazendo no Planeta afetam a capacidade da Terra de manter a vida como a conhecemos hoje. Váriasespécies estiveram na Terra nos últimos 100 milhões de anos. Já não estão mais por aqui por causa de transformações nos ecossistemas que as impediram de procriar e sobreviver.
A jornada da humanidade no Planeta é muito curta ainda. São menos de 10 mil anos desde a invenção da agricultura. Apenas 100 anos para a disseminação do uso do petróleo como combustível e da eletricidade paramover motores e acender lâmpadas. E, nesses poucos anos, a humanidade promoveu mudanças na Terra de tal magnitude que superam tudo o que o homem fez nos 10 mil anos anteriores.
Adalberto Wodianer Marcondes

RESUMO

Refletindo sobre o papel da educação ambiental, crianças que brincam com a natureza e que podem ve-la todo o dia, têm menos distúrbios de comportamento, menos ansiedade edepressão e mais auto-estima. Hoje vivemos num mundo concreto, onde lugar de diversão passou a ser o Shopping, uma boa parte das crianças não tem contato com elas, é quase impossível ter um cachorro, vida em apartamentos, cada vez mais isolados. As crianças vivem em seus quartos, com a televisão, o computador e outros aparelhos modernos, ficando sem sua grande companheira: A Natureza. Cada vezmais estamos criando seres desprovidos de contato com a natureza, presos em selvas de concreto, o que leva a um individualismo muito grande. No Brasil ainda temos a presença de uma rica variedade de flora e fauna que podem possibilitar as nossas crianças aprendizagem de uma relação de respeito e de cuidado com a natureza. Toda criança tem uma natureza selvagem que deve ser vivida em contato com omeio ambiente. A criança tem direito ao ócio, direito de sujar-se, direito construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir. Enfim direito de viver.

Palavras-chave: Papel da Educação Ambiental. Respeito e Cuidado com a Natureza. Contato com o Meio Ambiente.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 7
1.1 A EDUCAÇÃO E SUASCONCEPÇÕES ATUAIS 8

2 PROJETO VIVA A VIDA 11
2.1 FATOS 11
2.2 PROJETO SAPECA 11
2.3 DOS OBJETIVOS 12
2.4 METAS 12
2.5 METODOLOGIA 13
2.5.1 Desenvolvimento da Metodologia 13
2.5.2 Parcerias 14

3 CONCEITO DA EDUCAÇÃO AMBIETAL 15
3.1 ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 16
3.2 NOÇÕES BÁSICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL 18
3.2.1 Sistemas de Vida 18
3.2.2 Ciclos 18...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão ambiental e o licenciamento ambiental
  • Auditoria Ambiental
  • gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!