Gestão ambiental

Páginas: 16 (3904 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
GESTÃO AMBIENTAL: POLÍTICA E O MEIO AMBIENTE

LARA, Dionei De[1]
SOBRENOME, Nomes[2]
SOBRENOME, Nomes[3]

RESUMO

O objetivo geral deste artigo é elaborar um estudo sucinto a respeito da realidade da Gestão Ambiental e das politicas públicas para o meio ambiente. Os problemas ambientais que se tem observado nos últimos anos, que decorrem de um modelo de desenvolvimento onde a natureza comseus complexos e frágeis ecossistemas tem sido utilizada de forma irresponsável como fonte inesgotável de energia e de matérias-primas. Diante dos grandes problemas que a degradação dos ecossistemas, da poluição e dos danos à saúde, que trazem consigo um alto grau de comprometimento na qualidade de vida dos indivíduos, os governos viram-se obrigados a interferir nessa questão e iniciar umprocesso de administração ambiental pública e estudar este processo se justifica frente as consequências futuras que ameaçam a existência humana. O processo de pesquisa deu-se por meio de coleta de informações por meio de livros específicos que tratem do objeto da pesquisa, bem como foi utilizado consulta a documentos eletrônicos disponibilizados via Internet, esta por ser um canal de informações maisatualizado em relação a livros e revistas, sem desmerecer as demais fontes de pesquisa que por ventura vierem a ser utilizados no decorrer da pesquisa. entendesse que a questão ambiental é na realidade uma questão política, e neste quesito, a legislação ambiental brasileira pode ser considerada boa, ao se comparar com os padrões internacionais. No entanto, em alguns Estados do Brasil, pode-seafirmar que esta legislação ainda requer implementação. Conclui-se que a implantação de um sistema de gestão ambiental pode ser solução para uma empresa que tem por objetivo a melhoria de sua posição em relação ao meio ambiente. O comprometimento que se exige destas organizações com a preservação ambiental obriga as mesmas a implementarem mudanças profundas na sua filosofia, que tem influência diretanos valores empresariais, estratégias, objetivos, produtos e programas, para que sejam efetivas e positivas.


Palavras-chave: meio ambiente. gestão ambiental. politica ambiental.
responsabilidade social. desenvolvimento sustentável.




1. Introdução

De acordo com Kraemer (s/d) a degradação dos recursos naturais tem sido nos últimos anos uma séria ameaça àsobrevivência humana, pois traz junto a extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento global por causa da emissão de gases poluentes.
Para Freitas (2007) estas questões tem ocupado papel de destaque nas discussões sobre politicas públicas, como tema social e econômico já que o crescimento da população tem feito forte pressão sobre o meio ambiente.
Segundo os estudiosos do tema,até a década de 70 não haviam políticas públicas voltadas para o meio ambiente no Brasil, ou seja, as questões ambientais não eram prioridades nas políticas públicas, o que refletiu no atraso do estabelecimento de normas ambientais no país.

1.1. Justificativa

Os problemas ambientais que se tem observado nos últimos anos, que decorrem de um modelo de desenvolvimento onde a natureza com seuscomplexos e frágeis ecossistemas tem sido utilizada de forma irresponsável como fonte inesgotável de energia e de matérias-primas.
Diante dos grandes problemas que a degradação dos ecossistemas, da poluição e dos danos à saúde, que trazem consigo um alto grau de comprometimento na qualidade de vida dos indivíduos, os governos viram-se obrigados a interferir nessa questão e iniciar um processo deadministração ambiental pública e estudar este processo se justifica frente as consequências futuras que ameaçam a existência humana.

1.2. Objetivos

1.2.1. Geral

Elaborar um estudo sucinto a respeito da realidade da Gestão Ambiental e das politicas públicas para o meio ambiente.

1.2.2. Específicos

• Estudar os conceitos relacionados com o meio ambiente, a gestão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão ambiental e o licenciamento ambiental
  • Auditoria Ambiental
  • gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!