Gestão ambiental unopar

Páginas: 9 (2077 palavras) Publicado: 19 de abril de 2013
[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

JUSCELINO JOSÉ CARDOSO
















RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA
DE EXPANSÃO URBANA














Mato Verde
2012
JUSCELINO JOSÉ CARDOSO











RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA
DE EXPANSÃO URBANATrabalho apresentado ao curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades interdisciplinares: Portifólio Individual.
Prof. Kenia Zanetti.
Leliana Aparecida Casagrande Luiz.
Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro.Willian Luiz da Cunha.

















Mato Verde
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 03

2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................... 04

3.CONCLUSÃO....................................................................................................... 08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 09






1. INTRODUÇÃO

A expansão dos grandes centros urbanos e os impactos ambientais causam a degradação do meio ambiente; onde o êxodo rural, a omissão e negligência dos governantes e a falta deplanejamento, são os agentes causadores desta realidade.
Trabalhadores com baixos salários e obrigados a adquirir loteamentos irregulares em áreas de preservação ambiental contribuíram para o crescimento das periferias dos grandes centros urbanos, abandonadas pelos governantes na prestação de serviços básicos como água de qualidade, coleta de lixo, saneamento básico, pavimentação de ruas,iluminação e segurança pública, transporte, etc.
O Brasil é o país que mais tem favelas em seus grandes centros urbanos e também as maiores, tudo isso contribui para grandes impactos ambientais e riscos para a saúde de um modo geral, e mostra a ineficiência dos administradores públicos em realizar um planejamento urbano sério e que funcione de fato.
A ConstituiçãoBrasileira nos garante uma vida de qualidade, mas parece que ela só vale para quem tem boa formação educacional ou bons salários.
A engenharia civil, arquitetura e geologia têm contribuído muito para o reverso desta situação, pois as leis estão se tornando mais rigorosas e com estas ferramentas as obras estruturais serão realizadas com mais cuidado e planejamento, visando sempre o bem estarda população, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
O objetivo deste trabalho é discorrer de forma mais específica sobre a expansão urbana nas cidades e os decorrentes impactos ambientais que assolam o meio ambiente.








2. Desenvolvimento

Até a década de 40 o Brasil era um país essencialmente rural, com 60% da população morandonessa condição. As cidades maiores ainda não tinham grandes problemas urbanos, porém essa situação foi se revertendo e na década de 80 a população urbana já era predominante em 80%.
Essa expansão urbana foi causada pelo êxodo rural que decorreu pelos fenômenos climáticos, epidemiológicos e também pela modernização da agricultura que leva o camponês a se transformar em produtor ruraltendo que produzir mais no mesmo espaço de tempo, desta forma tendo que investir na propriedade se endividando e não conseguindo honrar as dívidas perdendo suas terras e tendo que migrar para grandes cidades em busca de uma vida melhor.
Chegando nos grandes centros urbanos, depara-se com uma realidade muito diferente daquela que queria encontrar, tendo pouca instrução, ganhando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UNOPAR
  • Trabalhos unopar gestão ambiental
  • Gestao Ambiental Unopar
  • Gestão ambiental unopar
  • UNOPAR (optativa 1)
  • Portifólio em grupo do 4º periodo de gestão ambiental-unopar
  • trabalho unopar gestão ambiental grupo 3° período
  • trabalho produção textual em grupo de gestão ambiental 1º semestre unopar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!