Gestão Ambiental - Carbono Neutro

Páginas: 11 (2670 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
1. Introdução: 1.1. Natura Cosméticos:
A Natura é criada em 1969 com a proposta de utilizar ingredientes naturais nas fórmulas de seus produtos, e desde então vem desenvolvendo a marca através da sustentabilidade.
A Natura é uma marca nacional que hoje está presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil é a indústria líder do mercado de cosméticos, fragrâncias e higienepessoal, como também no setor da venda direta. Assim, o maior foco será na venda dos produtos através das consultoras que irão até os clientes para atender e entender as suas necessidades. Sendo que os maiores clientes da Natura são mulheres pertencentes à classe A e B da sociedade brasileira, entre 25 e 60 anos.
A marca busca um equilíbrio entre as dimensões econômicas, social e ambiental, em quedesde a sua criação busca meios de amenizar o impacto ambiental decorrente de sua atividade.
Hoje a empresa conta com o número de 7.000 funcionários, identificados como "colaboradores", e o de consultoras estimado em 1,5 milhão com uma receita líquida anual superior a 6,3 bilhões.
Em busca da sustentabilidade são criados produtos como a linha Natura Ekos e a SOU, que procuram não só odesenvolvimento sustentável como buscam um consumo consciente desde a concepção do produto, até o processo de produção e da comunicação com os consumidores finais. Além de buscarem a vegetalização dos seus produtos, em substituição aos insumos tradicionais de origem mineral e animal.
A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. Em 2012,destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Esse investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados entre 2011 e 2012, de 67,2%.
1.2. A Natura e o seu compromisso para a redução de gases de efeito estufa:
A Natura ao elaborar o programa Carbono Neutro, que será explicado nesse relatório, reafirma o seu compromisso como meio ambiente por ter estabelecido uma meta para a redução dos gases que causa o efeito estufa (GEEs).
Ressalta-se que o projeto em questão não foi o primeiro a buscar atenuar a emissão dos gases causadores do efeito estufa. Como dito anteriormente, a Natura sempre buscou o seu desenvolvimento de forma sustentável, pensando sempre na interação homem/natureza.
Conclui-se que a Natura desde asua criação busca um desenvolvimento sustentável entre a produção e o meio ambiente, ou seja, não foi por um motivo de “adequação” ao mercado que o foco da marca mudou, visto que o enfoque sustentável na época em que foi criada não era a principal “bandeira” das empresas. O que mostra genuinamente a sua preocupação com natureza, sendo o principal motivo para grupo tê-la escolhido para a elaboraçãodesse relatório.
2. Carbono Neutro:
O programa carbono neutro foi criado com o objetivo de fornecer aos clientes da marca produtos neutros no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa geradas em todo o ciclo de vida, desde as atividades de extração de matérias-primas até o descarte final no meio ambiente.
Para a implementação desse programa todas as áreas da empresa foramenvolvidas, desde a extração da matéria-prima até o consumidor final, sendo visualizado o engajamento de todos os setores da empresa para que o compromisso assumido por ela seja alcançado.
2.1. Motivação para a criação do programa
A Natura tem a preocupação com a sustentabilidade desde sua fundação, porém, em decorrência das crises geradas pelo aquecimento global a empresa assumiu uma mudança nospadrões de consumo e produção. Por esse motivo a Natura reconheceu o compromisso com “a construção de um novo modelo de negócios, capaz de criar valor superior nas dimensões econômica, social e ambiental”.
Assim, após verificar os resultados do inventário de emissões de gases, a Natura se deu conta com a realidade da sua emissão, e consequentemente, a sua contribuição para o efeito estufa desde o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferramentas de gestão ambiental créditos de carbono
  • Natura projeto carbono neutro
  • Carbono neutro natura
  • Natura Carbono Neutro vers o final
  • Gestão do solo (carbono)
  • Os indicadores ambientais na gestão ambiental
  • A gestão ambiental e o licenciamento ambiental
  • Auditoria Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!