Gestâo integrada na administração pública

Páginas: 18 (4292 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
ESCRITÓRIO CENTRAL DE PROJETOS
UMA PROPOSTA PARA A IMPLANTAÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de Implantação de um Escritório Central de Projetos no âmbito do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a partir da percepção da dificuldade dos governos no gerenciamento de seus projetos que, via de regra, são descentralizados e sua evoluçãoé de pouco conhecimento dos gestores públicos o que os impedem de atingirem seus resultados, cumprirem metas e que causam grandes desperdícios de recursos público. A metodologia utilizada para o modelo apresentado foi a pesquisa bibliográfica sobre o tema, buscando a especificidade da administração pública, ou ainda, com os modelos feitos para a iniciativa privada mas, perfeitamenteadaptáveis. O artigo é apresentado em ssária parceria das universidades e escola de governo para a sua condução, como forma de garantir o aprendizado e a mudança cultural desejada. Os resultados apontam que a Implantação de um Escritório Central de projetos no Âmbito do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, assim como em toda e qualquer instituição pública, é um processo não rápido e de adaptações àuma nova cultura de gestão, mas que oferece inúmeros benefícios para o governo que ganha mais eficiência, eetividade e eficácia nos seus projetos e para a sociedade que é a beneficiária direta desses projetos.


Palavras-chave: Escritório de Projetos e Gerenciamento de Projetos.


 1 – INTRODUÇÃO


O gerenciamento de projetos não é uma atividade recente, mas que existe desde os temposmais remotos na humanidade . Apesar de tanto tempo decorrido, foi apenas no último século que as técnicas do gerenciamento de projetos começaram a ser efetivamente desenhadas .

Os primeiros estudos se iniciaram nas décadas de 50 e 60 e se consolidaram durante o período das duas grandes guerras mundiais onde à busca pela eficiência dos resultados se tornou uma constante.

Parasuprir as demandas da sociedade, os projetos passam a ser planejados e implementados de forma estruturada e, o Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou PMO (Project Management Office), como é mais comumente conhecido, é a estrutura que as organizações podem implementar para incrementar sua capacidade de gerenciamento de projetos .

A utilização de boas práticas em gerenciamento deprojetos no setor público é ainda mais recente. Porém, a exigência crescente dos cidadãos por serviços públicos de qualidade reforçam a importância desta prática em todas as esferas do poder público.

O Escritório de Projetos, então, é “uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio” (PMI, 2004, p. 17). Para Valeriano (2005), o Escritório deProjetos é “um órgão cuidadosamente implantado em uma organização e que tem sob sua responsabilidade o apoio e a coordenação de vários projetos” (VALERIANO, 2005, p.99)

Outra atribuição do Escritório de Projetos, é auxiliar os gerentes de projetos e suas equipes na implementação de princípios, práticas, ferramentas e técnicas do gerenciamento de projetos (DAI, 2001 apud CARVALHO, 2005). O usorepetitivo desse conjunto de práticas define a metodologia da organização para o gerenciamento de projetos. Atingir a excelência em gerenciamento de projetos, ou mesmo sua maturidade, pode não ser possível sem um processo repetitivo que possa ser usado em todo e cada projeto, o uso contínuo da metodologia aumentará consideravelmente as chances de sucesso de uma organização e para atingir esseestágio de maturidade, as organizações devem manter e apoiar uma metodologia única para gerenciamento de projetos; e boas metodologias integram outros processos à metodologia de gerenciamento de projetos (KERZNER, 2001, p. 83).

Hoje, o gerenciamento de projetos é utilizado por organizações dos mais diversos ramos de atividade, inclusive na área pública, e tem sido de fundamental...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: COMO FORTALECER UMA...
  • Gestão integrada escolar: administração, supervisão
  • Gestão de Pessoas na Administração Publica
  • Gestão de ti na administração pública
  • Gestão de pessoas na administração pública
  • Gestão de pessoas na administração pública
  • Gestao de pessoas na Administração Publica
  • Gestão de pessoas na administração pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!