Gestão estratégica de pessoas: recrutando e selecionando pessoal1

5419 palavras 22 páginas
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: RECRUTANDO E SELECIONANDO PESSOAL1
CESÁRIO, Márcia2
RESUMO
Com as constantes inovações do atual mercado, é possível verificar que não são mais os avanços tecnológicos que fazem a diferença na hora de conquistar o cliente. O maior fator competitivo e de sucesso que uma organização possa ter é a sua equipe de colaboradores. Percebeu-se que as pessoas que compõem uma organização tornaram-se o principal ativo que uma empresa possa ter para encarar o mercado globalizado de hoje, pois, elas formam o “intelectual”, o ser pensante, o “cérebro” da empresa. Pensando neste contexto, é que se procurou mostrar a necessidade de desenvolver estrategicamente o processo de recrutamento e seleção de pessoal, que busca atrair a(s) pessoa(s) certa(s) para fazer parte da organização. Este, porém, deve ser realizado com cautela e utilizando as ferramentas corretas, que se ajustem à realidade da empresa, pois, as pessoas são as peças chave da organização, não podendo ser contratadas por acaso. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do processo de recrutamento e seleção nas organizações, para a sua eficácia operacional e capacidade competitiva. Para a constituição deste artigo utilizou-se de pesquisas bibliográficas entre autores clássicos e contemporâneos.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão Estratégica. Gestão de Pessoas. Recrutamento e Seleção de Pessoal.
1 INTRODUÇÃO
A administração vem sendo testada diariamente pela tormenta que é o mercado globalizado, todos os dias os administradores precisam inovar para que a empresa tenha resultados positivos e sobreviva o repleto mundo de incertezas, ou seja, o mundo dos negócios.
E a grande de inovação adotada pelas empresas, é a gestão estratégica, que vem se tornando uma grande ferramenta para a busca do apogeu organizacional. As empresas, para se adaptarem às aceleradas modificações do mercado, vêm procurando inovar seus procedimentos continuamente, e, a gestão estratégica auxilia

Relacionados