gesstão de recursos humanos

1835 palavras 8 páginas
ETAPA 2
PASSO 3

A) Qual a legislação especifica da empresa em relação ao seu tipo de negocio?

A Contabilidade possui várias ramificações, ou seja, estudos voltados à áreas específicas, dentre estas ramificações temos a Contabilidade Tributária, cujo objeto principal são os tributos. Do ponto de vista das empresas, o objetivo da mesma é aplicar a legislação tributária, de forma menos onerosa às entidades empresarias (VIM, 26 de janeiro de 2008) (ver também elisão fiscal).
Do ponto de vista geral, a Contabilidade Tributária é um campo de estudo e de aplicação das Ciências Contábeis, que se ocupa da contabilização por meio de lançamentos adequados das operações das empresas que produzam o fato gerador dos tributos incidentes sobre lucros ou resultados superavitários que geram obrigações tributárias principais. No Brasil os referidos tributos são de legislação da União, basicamente Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
Outros tributos brasileiros exigem escrituração e cálculos diversos, não só da União, mas também dos estados, municípios e Distrito Federal. A rigor, essa especialização não faz parte da Contabilidade Tributária, mas de uma atividade específica conhecida como Escrita ou Escrituração Fiscal,cuja realização depende de conhecimento da legislação de cada tributo (Direito Financeiro), sem envolver conhecimentos mais amplos sobre Teoria Contábil e Economia Empresarial.

B) Os Órgãos de Classe

CRC – Conselho Regional de Contabilidade;
CFC – Conselho Federal de Contabilidade;
CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis;
AESCON – Associação das Empresas Contábeis;
SESCON – Sindicato das Empresas Serviços Contábeis.

Significados

-CONFEDERAÇÃO: É a entidade Sindical de grau superior, que congrega as Federações da categoria, no mínimo de 3 (três). Os Contabilistas integram a Confederação Nacional das Profissões Liberais. Todas as entidades Sindicais são autorizadas a funcionar pelo Ministério do Trabalho, através de

Relacionados

  • Primavera Construction Software1
    2747 palavras | 11 páginas