Gessos Odontolc3b3gicos

2205 palavras 9 páginas
E.T.E. “Philadelpho Gouvêa Netto” - São José do Rio Preto

ROTEIRO DE AULA – Materiais de Prótese
Professor : Christianno Vinicius Semedo

GESSOS ODONTOLÓGICOS

Os produtos do gesso provavelmente servem à profissão odontológica mais adequadamente que qualquer outro material. Os materiais de gesso comum, gesso pedra, de gesso pedra de alta resistência/ alta expansão e os materiais de revestimento para fundição constituem esse grupo de produtos relacionados. Com pequenas modificações, os produtos à base de gesso são utilizados em várias indicações.

UTILIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA

- construção de modelos de arquivo, estudo e trabalho;
- construção de troquéis – modelos unitário.
- moldagem para confeccionar próteses totais (solúvel)
- material acessório (preenchimento)
- montagem de modelos em articuladores.
- aglutinante para a sílica (em revestimentos para fundições de ligas de ouro, de soldagem e de ligas níquel-cromo de baixa fusão).

A principal razão para o seu uso diversificado é que os materiais à base de gesso são de natureza única e suas propriedades podem ser facilmente modificadas por meios físicos ou químicos. A forma do Sulfato de Cálcio Diidratado, chamada gesso, geralmente é de cor branca ou amarelo-leitosa e é encontrada na natureza como uma massa compacta. A gipsita mineral é de importância comercial, sendo fonte do gesso de Paris.O termo gesso Paris foi aplicado para esse produto porque ele é obtido pela queima da gipsita proveniente de depósitos próximos à Paris, na França. Os depósitos de gipsita, no entanto, atualmente são encontrados na maioria dos países.

Natureza Física e Química dos produtos de Gesso. A maioria dos produtos de gesso é obtida da pedra natural de gipsita. Pelo fato da gipsita ser a forma diidratada do sulfato de cálcio (CaSO4-2H2O), ela é aquecida para perder 1,5g mol de seu 2g mol de H2O sendo convertida em Sulfato de Cálcio Hemiidratado (CaSO4-1/ 2H2O), algumas vezes escrito como 2(CaSO4)-H2O . Quando o sulfato de cálcio

Relacionados