Gesso

Páginas: 3 (587 palavras) Publicado: 27 de maio de 2015
O uso do gesso na construção civil vem crescendo gradativamente ao longo dos últimos anos. Usado como placas para forros, sancas e molduras, rebaixamento de tetos, revestimento de paredes,divisórias e como componente de drywall. O seu uso é bem requisitado devido a propriedades de lisura, endurecimento rápido e relativa leveza.
O gesso, quando descartado de forma inadequada em aterros, podeacarretar sérios problemas ambientais devido as suas características físicas e químicas, que em contato com ambiente pode se tornar tóxico, pois o resíduo de gesso é constituído de sulfato de cálciodi-hidratado. A facilidade de solubilidade promove a sulfurização do solo, que acaba criando bolsões onde desestabiliza o terreno e também ocorre a contaminação do lençol freático. A incineração do gessotambém pode produzir o dióxido de enxofre, um gás tóxico. As possibilidades de minimizar o impacto ambiental, portanto, estão na redução da geração do resíduo, na reutilização e na reciclagem.
Aresolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) alterou a classificação do gesso de Classe C (ou seja, materiais que devem ser armazenados, transportados e destinados em conformidade com asnormas técnicas específicas), para a Classe B (ou seja, materiais que deverão ser reutilizados, reciclados ou encaminhados para áreas de armazenamento temporário, sendo dispostos de modo a permitir asua utilização ou reciclagem futura). Portanto passa-se para a categoria de reciclagem obrigatória, já que o resíduo pode ser reciclado, mantendo as mesmas propriedades físicas e mecânicas de seuformato comercial.
Para que o gesso volte ao seu formato comercial, a reciclagem deve ser feita a partir da moagem e calcinação (aquecimento prolongado de algum material a alta temperatura) do material. Noprocesso de moagem o resíduo passa por um triturador para que o gesso fique de forma a atender à especificação granulométrica de gesso fino e posteriormente armazenado em recipientes fechados em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gesso
  • Gesso
  • Gesso
  • Gesso
  • gesso
  • gesso
  • Gesso
  • O gesso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!