gesrtão empresarial

750 palavras 3 páginas
Análise dos textos

O primeiro texto enfatiza o jovem do final do século XX, como uma pessoa que vive apenas o presente, sem dá importância aos acontecimentos passados, ressaltando a importância do historiado, que têm como ofício lembrar á essas pessoas que a História dos acontecimentos passados é importante, pôs através dos acontecimentos passados, que o presente se constrói, que a história faz parte da identidade de cada pessoa. No entanto, Eric Hobsbawm fala da destruição do passado, o que caracteriza a destruição da própria identidade do ser humano. Vale ressalta que esse autor tinha um olhar privilegiado da história que acontecia na década de noventa, que diante de tantos acontecimentos históricos, viu nos jovens o completo descaso por tudo que tinha acontecido. Pode-se destacar como exemplo a primeira e segunda guerra mundial um marco na história. Colocando o historiador como instrumento de registro destes acontecimentos políticos, para consolida-los na memória histórica da humanidade.
O segundo texto José Murilo Carvalho, ressalta a importância de se estudar todas as manifestações de caráter humano, como sentimentos, cultura, ideias e etc. Por que tudo isso esta ligada a história, por isso, não pode se distância do historiador. Neste contexto, a história é vista pelos dois ângulos dos dominantes e dominados e suas relações. Temas importantes na vida de cada pessoa como casamento, infância, educação, festas, movimentos populares são considerados acontecimentos históricos.
O terceiro texto de Jean Vogler, fala da finalidade do ensino de História, que seria a construção da memoria social, e que esta finalidade, está presente em todo o percurso da história. Por que segundo o autor, o ser humano tem necessidade de registrar aquilo que parecer ser importante. No entanto, o autor fala que o ensino de História tem um papel importante, porém é difícil saber qual das memorias coletivas merece maior atenção nos dias de hoje, já que á memoria coletiva é

Relacionados