geruuza

1619 palavras 7 páginas
Proposta da atividade
Primeiro, assista ao documentário Bagatela, produzido pela TV Cultura, com direção de Clara Ramos. Esse filme mostra o cotidiano de mulheres encarceradas pela suposta prática de crimes de furto e uma entrevista com juristas de São Paulo (Luiz Flávio Gómez, Vico Mañas, Marcelo Semer, Airton Vieira), com visões distintas sobre o tema. Também são entrevistadas algumas defensoras públicas e a advogada Sonia Drigo. Para assistir, clique no link a seguir.
Bagatela: http://vimeo.com/46332547#
Depois de ter assistido ao documentário, leia atentamente o enunciado de cada questão e produza (com criatividade e originalidade) a resposta adequada, consultando o material didático (e outros) que estão servindo de base para os estudos da Teoria do Direito. Assista quantas vezes for preciso para compreender o sentido das questões abaixo:

1. Defina moral, política e justiça, ilustrando cada conceito com algum momento vivenciado pelos sujeitos de direito que aparecem no documentário. (2,0 pontos)
R: Moral é todo conjunto de deveres considerados como regras através de costumes, culturas, educação e tradição das pessoas, orientado e dando suporte ao comportamento das pessoas.
Pode-se ver que quase em todos os casos relatados no filme as pessoas são humildes, não tendo formação adequada para interpretar o certo ou errado. Às regras definidas pela moral determina o modo que as pessoas agem, o seu comportamento perante aquela determinada situação, associando valores e convenções estabelecidas às determinadas culturas, e, principalmente a consciência individual, definindo o que é certo ou errado, bem ou mal etc.
As pessoas vivenciam determinadas atitudes e acabam achando que o certo seria fazer uma coisa, que na realidade, é totalmente ilegal.
Política é basicamente, a governança de uma nação, ou seja, é a ciência da governação do Estado.
Em relação ao documentário o Estado está governando de forma arbitrária e totalmente errônea em determinados casos

Relacionados