Germinação e quebra de dormência de semestes amburana cearensis allemão a. c. sm. (papilionoideae)

1575 palavras 7 páginas
UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA XAVANTINA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Daniela Maria Ribeiro
Divina Ribeiro da Silva
Divino Vicente Silvério
Manuel Messias V. Bueno
Maria das Graças G. Sirqueira
Regiana Ribeiro dos Santos

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA GERMINAÇÃO E QUEBRA DE DORMÊNCIA DE SEMESTES Amburana cearensis Allemão A. C. Sm. (Papilionoideae)

Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Fisiologia Vegetal, 6º Semestre 2006/01. UNEMAT, Campus Universitário de Nova Xavantina- MT. Docente: MSc. Clarissa F. Bulhão.

NOVA XAVANTINA – MT
JUNHO, 2006

INTRODUÇÃO A germinação é o conjunto de processos associados à fase inicial do desenvolvimento de uma estrutura reprodutiva, seja uma semente ou gema (KERBAUY 2004). A germinação representa um novo começo para a semente cujo embrião sofreu uma interrupção em seu crescimento ao final da fase de maturação da planta mãe. A germinação inicia se com a entrada de água na semente, a qual ira desencadear a ativação do metabolismo, culminando com o eixo embrionário (BRYANT 1989). O tegumento da semente desempenha papel importante na manutenção da dormência. Em algumas espécies parece agir primeiramente como barreira mecânica, impedindo a entrada de água e gases que são fundamentais para o crescimento. O crescimento é promovido a se romper o tegumento da semente, sendo que, estes podem ocorrer de varias maneiras: por lavagem da chuva, abrasão por areia ou solo, queimadas, injuria mecânica entre outros (CURTIS, 1977). Em sementes de leguminosas tropicais a impermeabilidade do tegumento à água é o mecanismo mais comum de dormência (ROLSTON 1978 apud CRUZ et al. 2001) podendo atingir até 98% das sementes (CRUZ et al. 1997). Uma maneira de reduzir a taxa de sementes duras é por meio da prática de escarificação. Esse processo consiste no rompimento ou abrasão do

Relacionados