Germinal

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
O filme retrata a rotina precária de um grupo de trabalhadores de uma mina de carvão da França, no século XIX, diante da Revolução Industrial, num contexto de crescimento do Capitalismo, eexploração máxima da força de trabalho, bem como de ideais revolucionários que iam contra essa ordem econômica.
O processo de Revolução Industrial foi importante para modificação das relações sociais, com aimplantação de um capitalismo industrial, em que a massa populacional era marginalizada e explorada com extensas horas de trabalho. Toda a família era obrigada a trabalhar nas minas, para garantir ummínimo necessário para sobrevivência, que ainda era insuficiente devido à desvalorização e baixa remuneração pelo trabalho realizado.
Paralelamente à historia dos mineiros, é retratada também a rotina daburguesia e seu cotidiano de luxos e regalias, mantida às custas da exploração dos trabalhadores. O contraste parece ser proposital, com o objetivo de fazer quem assiste ao filme tomar partido dostrabalhadores.
No filme, a chegada de um jovem (novo trabalhador da mina) dotado de visão contestadora, acaba fazendo surgir entre os trabalhadores questionamentos quanto à situação exploratória vividaaté então. O novo empregado se une a um antigo trabalhador da mina, e começam a se organizar para exigir melhores condições de trabalho. Não sendo atendidos decidem promover uma greve.
A burguesiajuntamente com o Estado, através do emprego da opressão, em prol da ordem, reprimia o movimento grevista, gerando verdadeira barbárie na cidade, violência, mortes, além do enfraquecimento do movimentooperário, e na descrença de que se pode conciliar os interesses da burguesia com os do proletariado.
No final, a inevitável derrota dos trabalhadores, mas uma derrota que não deixava os vitoriosostranquilos, pois sabiam que os trabalhadores haviam descoberto sua força.
A cena final do filme, trata-se de uma metáfora, onde o trabalhador afasta-se da mina, e observa as sementes germinando no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Germinal
  • Germinal
  • Germinal
  • germinal
  • Germinal
  • germinal
  • Germinal
  • O germinal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!