germinal

Páginas: 3 (673 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
mbora a Literatura e a Arte sejam áreas distintas do conhecimento jurídico, elas muito contribuem com o ensino do direito, pois através das expressões literárias e/ou artísticas, os autores traduzemem suas obras às manifestações culturais e os dilemas vividos pelo homem em determinado contexto sócio-histórico.
Nesse sentido, segundo Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, em artigo intitulado: Ospais fundadores do direito e literatura, que desde tempos remotos "na tradição cultural ocidental", observa-se certa proximidade entre Direito e Literatura. Em mesmo ensaio, segundo Thomas Morawetz, aintersecção entre esses campos do conhecimento manifestam-se em três vertentes, a saber: "direito na literatura; direito como literatura; e/ou a literatura como instrumento e fator para a reforma dodireito".          
Assim, a Literatura e a Arte, respectivamente, representam formas interessantes de apreensão de dada realidade social, capaz de fornecer subsídios às transformações sociais ejurídicas esperadas pela sociedade. São métodos de expressão cultural capaz de traduzir as inquietações de um contexto social não conhecido ou vivenciado, pois através dos aspectos retratados nasmanifestações artísticas ou literárias é possível conhecer a condição humana de determinado período histórico. No universo jurídico fomenta uma perspectiva de construção do saber jurídico por um viés da formaçãocultural do agente do direito, diferenciando-se do método tradicional manualesco (RAMIRO. 2012, p.1).
            Por meio da literatura e da arte é possível observar a interação homem/sociedade, adinâmica social em determinado tempo. Os fatores culturais, políticos, econômicos, religiosos, e, principalmente jurídicos, determinantes e/ou condicionantes das relações sociais vigentes, que norteiam einfluenciam sobremaneira a ciência jurídica e as decisões judiciais. Que de certa forma afetam positiva ou negativamente a vida em comunidade/sociedade, circunstâncias bem ilustradas no filme...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Germinal
  • Germinal
  • Germinal
  • germinal
  • Germinal
  • Germinal
  • O germinal
  • GERMINAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!