Germina o de Allium fistulosum L

1174 palavras 5 páginas
Germinação de Allium fistulosum L. (Amaryllidaceae Juss. )em diferentes concentrações de NaCl
Gleisson Barbosa ¹, Luana Beatriz Rodrigues ¹, Roney Fabiano Viana ¹, Thaís Bontempo Gomes ¹, Yago Guedes Alexandre ¹

¹Curso de Ciências Biológicas Universidade Católica de Brasília

Introdução
A espécie AlliumfistulosumL. mais conhecida como cebolinha-verde, é uma angiosperma, monocotiledônea da família Amaryllidaceae Juss originada na Sibéria. Apesar de suportar tanto a frios prolongados, tanto ambientes de calor e tendo pouca restrição no plantio em qualquer época do ano, a temperatura ideal para seu cultivo fica entre 8 a 22 °C, ou seja, em condições amenas. (Zárate, et al, 2005).
Um dos fatores limitantes para o desenvolvimento e produtividade das plantas é a salinização e vem afetando recursos hídricos de espécies vegetais em locais costeiros e até mesmo plantações irrigadas com águas salobras, além de comprometer alguns processos, tais como: síntese de proteínas, fotossíntese e metabolismo de lipídeos. (Esteves e Suzuki, 2008)
As sementes, em geral, possuem uma alta concentração de soluto, como os íons, o que ajuda no controle osmótico, absorvendo melhor a água do solo. Com a alta concentração de sal no solo, há um grande aumento de íons, e esse excesso limita a capacidade de absorção de água da maioria das espécies vegetais, exceto as halófitas, que são tolerantes a alta salinidade. A salinização nos solos, como afeta propriedades físico-químicas e biológicas, acaba prejudicando não só o indivíduo, mas compromete o equilíbrio de um ecossistema, reduzindo a disponibilidade de recursos na área, que poderia servir de alimento para outras espécies. (Maia, et al, 2013).
A presença de cloreto de sódio na rizosfera prejudica a permeabilidade das raízes para a água, originando, por sua vez, um estresse hídrico. Consequentemente, as plantas acabam fechando seus estômatos pra evitar a desidratação, e isso prejudica na capacidade fotossintética, o que causa a

Relacionados

  • Desafio profissional
    129221 palavras | 517 páginas
  • Manual de fitopatologia
    138431 palavras | 554 páginas
  • Apostila Horta
    30550 palavras | 123 páginas