gerjkgrhemgrkh.ger

2917 palavras 12 páginas
Ervas aromáticas
As especiarias, e sobretudo as ervas aromáticas, realçam e enriquecem o sabor dos pratos e, por isso, permitem que se diminua o sal dos temperos. Já lá vai o tempo em que era imprescindível para conservar os alimentos...
Hoje, nunca é demais lembrar que o sal em excesso prejudica a saúde cardiovascular, pois aumenta a tensão arterial.

http://www.pingodoce.pt/pt/frescos/fruta-e-legumes/ervas-aromaticas/#pagina=1

Colheita e conservação de ervas aromáticas

Secar ervas é uma maneira simples de manter a sua horta produtiva por mais tempo. Secar as suas próprias ervas permite que tenha controle sobre a origem e a quantidade das ervas.
Existem três modos possíveis de secar ervas: pendurar, congelar ou imergir em óleo. Cada uma tem os seus benefícios.
Colha as ervas do jardim. Use uma tesoura forte ou uma faca de cozinha para cortar as ervas. Se a erva for perene, corte os caules na base da planta.
As outras ervas podem ser arrancadas com as raízes, e os restos colocados para compostagem. Corte todas as ervas usadas a secar de modo a deixá-las com caules longos.
Veja as melhores épocas para colher.
Lave as ervas com cuidado. se tiver que lavar as ervas por causa de terra ou sujidade, o melhor é borrifar gentilmente com água, e depois deixe secar (se não ficarem bem secas corre o risco de ficarem com cheiro a mofo durante o armazenamento).
Secar ervas:
Remova as folhas inferiores dos caules e amarre o molho das ervas próximo da ponta dos caules. O ideal é que cada molho tenha no máximo 5-10 caules para facilitar a ventilação.
Encontre um local seco, quente, escuro e bem ventilado. A temperatura ideal para a secagem é de 20ºC. Se não tiver um local escuro em casa, pode colocar o molho das ervas dentro de um saco de papel (pode ser mesmo do pão), com furos de modo a permitir uma boa ventilação. O saco também protege as ervas da poeira.
Deixe as ervas secar por 1 a 3 semanas. Verifique de vez em quando – ervas com caules grossos demoram

Relacionados