Geriatria

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Geriatria









Edmilane Soares da Costa RA: 7682757297
Samanta Dos Santos RA: 7681735152
Willaman Clara Silva Santos RA: 8047767402

Osteoporose


O que é osteoporose?

Como se desenvolve?

Faixas etárias


Tratamento Fisioterapêutico

Etiologia











O que é osteoporose?

Osteoporose significa osso poroso, ou seja, é a descalcificaçãoprogressiva dos ossos que se tornam frágeis. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da qualidade do osso, que se torna mais frágil. Quanto maior essa fragilidade, maior é o risco de uma fratura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento. Os ossos crescem até os 20 anos. A partir daí, adensidade aumenta até os 35 anos e começa a perda de massa progressivamente - ou osteoporose. O processo é mais rápido nas mulheres, principalmente após a menopausa. Uns dos pontos mais fracos são: A coluna vertebral,o punho ,quadril e o fêmur. A osteoporose é uma doença humana caracterizada pela dificuldade de retenção de cálcio pelos ossos, deixando-os então mais suscetíveis a fraturas. É umadoença que exige muita atenção e tratamento contínuo, especialmente se o paciente é idoso. O tratamento da osteoporose é realizado em princípio pela ingestão de suplementos alimentares ricos em cálcio, combinada com outras ações para permitir o fortalecimento ósseo.

Como se desenvolve?

Qualquer pessoa pode desenvolver a osteoporose, mas o risco é maior em algumas pessoas do que em outras. Emqualquer pessoa, o risco de osteoporose depende de uma combinação de fatores incluindo sua idade, sexo e raça. Uma mulher idosa tem um risco muito maior do que um homem jovem, pessoa afro-caribenhas têm um risco muito menor do que asiáticas ou europeias de raça branca, independente da idade ou sexo. O osso é estrutura viva, formada por proteínas e minerais, sendo constantemente destruída eresposta ,a osteoporose ocorre geralmente como resultado do processo normal do envelhecimento , quando aumento o grau de destruição e diminui o de formação , ocasionando o processo dos ossos , tornando-os quebradiços . Qualquer pessoa pode desenvolver a osteoporose, mas o risco é maior em mulheres idosas.
Alguns dos riscos de se desenvolver osteoporose são herdados. Outros fatores, como menopausaprecoce, tratamento com esteroides e anorexia nervosa, aumenta consideravelmente o risco de osteoporose. Alguns dos riscos de se desenvolver osteoporose são herdados.
O osso é estrutura viva formada por proteínas e mineiras , sendo constantemente destruída e reposta. A osteoporose ocorre,geralmente como resultado do processo normal do envelhecimento, quando aumenta o grau de destruição ediminui o de formação, ocasionando o processo dos osso, tornando-os quebradiços.

Faixas etárias
É comum associando osteoporose à velhice, já que a doença, caracterizada pela perda de massa óssea e deterioração esquelética, é mais comum na faixa etária acima dos 50 anos – uma em cada três mulheres nesse grupo sofre da doença, entre os homens, a proporção é de um em cada cinco. Mas isso não querdizer que pessoas com menos idade estão livres da doença. A enfermidade pode afetar também os mais jovens, e mesmo que não afete, a prevenção deve começar bem mais cedo do que se pensa.
Melhor maneira de evitar futuros problemas é começar a se prevenir ainda na adolescência, quando o esqueleto está se estabelecendo e construindo massa óssea. O equilíbrio desse processo é atingido aos 20 anos.Depois, a estrutura começa a enfraquecer e, a partir dos 40 anos, inicia-se a faixa de risco de osteoporose. Uma em cada três mulheres tem osteoporose em todo o mundo, brasileiros sofrem com a deficiência de vitamina D por falta de sol.


Tratamento Fisioterapêutico

A fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento da osteoporose, trazendo benefícios para o sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geriatria
  • Geriatria
  • Geriatria
  • Geriatria
  • Geriatria
  • GERIATRIA
  • GERIATRIA
  • Geriatria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!