Gerente minuto em ação

Páginas: 9 (2035 palavras) Publicado: 30 de março de 2012
A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA

Gisele Faustino dos Santos ¹
Roger Wesley de Miranda Pacheco ²

Resumo
O presente artigo visa investigar o processo de inclusão das crianças com síndrome de Down na escola regular. Para essa tarefa será feito uma investigação bibliográfica a partir de material já elaborado, constituída principalmente de artigos. Será apresentada adefinição de inclusão, informações sobre a síndrome de Down, leis que assegurem o direito da criança com síndrome de Down frequentar a escola. Será discutido também o parâmetro da escola regular para receber a criança com síndrome de Down. Nessa medida propomos contribuir com a comunidade acadêmica, pais e professores enfim, promover o desenvolvimento dessas crianças.
Palavras-chave
Síndrome de Down.Inclusão. Ensino Regular.

Abstract
This article aims to investigate the process of inclusion of children with Down syndrome in mainstream school. For this task will be done from a literature search of existing material, consisting mainly of articles. We will show the definition to include information on Down syndrome, laws ensuring the rights of children with Down syndrome attend school. Willalso discuss the parameter of the regular school to receive the child with Down syndrome. To that extent we propose to contribute to the academic community, parents and teachers ultimately promote the development of these children.

Keywords

DOWN SYNDROME. INCLUSION. REGULAR SCHOOL.



1 INTRODUÇÃO

A inclusão de crianças com síndrome de Down em escolas regulares é um tema que vemsendo muito discutido atualmente, em consequência disso, resolvemos estudar e escrever sobre esse tema.
Tendo como objetivo geral a identificação dos problemas e limitações que a criança com síndrome de Down enfrenta para ser incluída em escolas.
Os objetivos específicos do trabalho serão definir inclusão, conceitualizar síndrome de Down e apresentar as leis que garantem o direitodessa criança frequentar a escola regular.
Espera-se que esse trabalho contribua para que a sociedade conheça o processo de inclusão das crianças com a síndrome no ensino regular, que apesar de suas limitações, podem se desenvolver e serem inseridas na sociedade como qualquer outro cidadão.

2 SÍNDROME DE DOWN

Segundo Pueschel (1993), a síndrome de Down ou trissomia do cromossomo21 é um distúrbio genético causado pela presença de três cromossomos 21. Recebe esse nome em homenagem ao médico britânico John Langdon Down, que em 1862 descreveu a síndrome. Toda célula de um indivíduo com síndrome de Down contém 47 cromossomos ao invés de 46.
Gusmão, Tavares e Moreira (2003) dizem que a síndrome de Dowm é decorrência de um acidente genético e afeta uma em cada mil eseiscentas crianças nascidas vivas e em cento e cinquenta concepções. De acordo com as estimativas do IBGE realizadas no censo 2000, existem 300 mil pessoas com síndrome de Down no Brasil. Ocorre independente de raça, sexo ou local de nascimento, podendo acontecer em qualquer família, porém, o risco de se ter uma criança com síndrome de Down aumenta devido à idade materna, pesquisas apontam que se aidade da mãe for 30 anos, a chance é 1 em 1000, se a idade for 40 anos ou mais o risco passa para 9 em 1000.
As características físicas mais comuns são: achatamento da parte de trás da cabeça, inclinação das fendas palpebrais, pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos, língua proeminente, ponte nasal achatada, orelhas ligeiramente menores, boca pequena, tônus muscular diminuído,ligamentos soltos, mãos e pés pequenos, pele da nuca em excesso.
Segundo Gusmão, Tavares e Moreira (2003), cerca de 50% de todas as crianças com a síndrome têm uma linha que cruza a palma das mãos (linha simiesca) e há comumente um espaço aumentado entre o primeiro e segundo dedos do pé. Frequentemente, estas crianças apresentam más-formações congênitas maiores. As principais são as do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Gerente Minuto
  • Gerente minuto
  • Gerente Minuto
  • O Gerente Minuto
  • Gerente Minuto
  • gerente minuto
  • GERENTE MINUTO
  • Gerente minuto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!