gerencimanto de resíduos offshore

2812 palavras 12 páginas
1 INTRODUÇÃO

Podemos considerar que os principais problemas ambientais do planeta tiveram início quando deixamos de produzir produtos predominantemente artesanais e passamos para o processo industrial de produção, mas foi à partir da revolução Industrial e posteriormente com o surgimento de grandes concentrações urbanas, que a natureza passou a sofrer fortes intervenções em sua estrutura, tornando-se o foco das questões ambientais no mundo, e que ao longo dos anos preocupa pesquisadores, cientistas e a opinião pública. As agressões ambientais, o uso dos recursos naturais sem o respeito as leis de regeneração da natureza, o descarte inadequado de resíduos sólidos e líquidos no meio ambiente sem qualquer cuidado com a segurança ambiental, e a emissão de poluentes na atmosfera, resultado da queima de combustíveis fóssil e o lançamento de outros gases industriais, são alguns dos exemplos dos principais problemas ambientais que enfrentados pela humanidade nos dias atuais.
Com o crescimento acelerado da população, e o modelo de consumo adotado, levaram a um aumento da produção industrial no mundo. Estes, por sua vez, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, que na maioria das vezes não recebe o tratamento adequando, sendo dispostos em local inadequado, trazendo significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente.

Segundo o relátorio de pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (2012), sobre o disgnóstico dos resíduos sólidos industriais no Brasil, indica que são gerados por ano, em torno de 97 milhões de toneladas de resíduos sólidos, entre perigosos e não perigosos. A outra ponta do problrma aponta para a destinação final desses resíduos, que no Brasil, muita das vezes não recebe o tratamento exigido pelas autoridades ambientais, muito desses resíduos vão parar em em lixões a ceu aberto ou enterrados em local que agridem o meio ambiente.
Pelas suas caracteristicas poluidoras e sua capacidade nociva a saúde, os resíduos

Relacionados