Gerenciando Tarefas: Aplicativo Kanban para Gerenciamento de Projetos

Páginas: 6 (1421 palavras) Publicado: 15 de janeiro de 2015
RESENHA DO ARTIGO:

Gerenciando Tarefas: Aplicativo Kanban para Gerenciamento de Projetos

Fonte:
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/100289/000931705.pdf?sequence=1


Turma: PTA





Este trabalho é uma resenha de um artigo que expõe a análise e o desenvolvimento de um aplicativo de gerenciamento de tarefas que tem como objetivo atender as expectativas de um grupoespecífico, propondo o Kanban, como um mecanismo visual para exposição das tarefas cadastradas. Faz uma comparação do software desenvolvido com os já existentes no mercado enfatizando as principais características de cada um.

Gerenciar projetos torna-se uma tarefa difícil quando os processos estão mal definidos e o conjunto de tarefas está desorganizado, para tal um grupo de pesquisadores doInstituto de Informática da UFRGS identificou que, para administrar e organizar o andamento de uma pesquisa é necessário garantir o fluxo eficaz do desenvolvimento de um projeto, utilizando se de artifícios como instrumentos para suprir as suas necessidades.

Diante da grande disponibilidade de ferramentas livres para gerenciamento de projetos existentes no mercado atual, e das informaçõesdisponibilizadas, como o cadastro de usuários e seus contatos, o cadastro de tarefas, a listagem das tarefas associadas ao projeto, e os gráficos que mostram o andamento do projeto, surge a necessidade do uso de um software de gerenciamento, contexto que nesse trabalho será analisado por um grupo de pesquisadores, apresentando o Kanban, como ferramenta de qualidade e utilizada como um mecanismo gráficopara expor as tarefas e sua visualização, utilizando de usuários do aplicativo, nomeados “Smart Task Manager- STM ”.
Surgindo a problemática diante do projeto, os pesquisadores iniciaram uma investigação para entender quais informações seriam imprescindíveis, identificando quais ferramentas livres existentes no mercado, atenderiam aos requisitos requeridos. Como um projeto em sala de aula, foidefinido e idealizado por um professor e coordenador de pesquisa, a construção de uma ferramenta para o gerenciamento de bolsistas e suas tarefas.
A proposta de aplicativo sugerida era desenvolver um ambiente de trabalho web para bolsistas de iniciação científica (IC) e que disponibilizasse as seguintes funcionalidades:
 Lista de tarefas: cadastro das tarefas a serem executadas pelos bolsistas; Lista de bolsistas: cadastro de todos os bolsistas como usuário do sistema;
 Contatos dos bolsistas: possibilidade de adição de múltiplos contatos;
 Planilha de horários: campo para adição de intervalos de horários de projeto
dos bolsistas;

Estas informações eram necessárias porque os bolsistas tinham dificuldade em gerenciar quais eram as suas tarefas. E estas uma vez atribuídasdificultavam a geração de um relatório onde houvesse os dados concentrados em um único local.

Outro problema era a comunicação com os bolsistas, onde o email institucional era insuficiente e o contato por telefone era difícil por não haver cadastro atualizado, havendo assim falhas na comunicação.

Uma vez investigada as necessidades e os aplicativos existentes e analisando as funcionalidadesexigidas, cadastro de tarefas, de usuários e seus respectivos contatos foram analizadas as possibilidades de softwares livres disponíveis: “dotProject”, “Mantis”, “Redmine” e “Trac”. Apesar de nenhuma ferramenta possuir cadastro de horários, as duas primeiras foram consideradas mais rígidas, possuindo vários campos que não seriam utilizados no formulário de tarefas e nem seriam de uso do projeto.As duas últimas ferramentas “Redmine” e “Trac” foram consideradas mais simples, por serem mais restritas.

O cadastro de contatos era limitado e não apresentava diversificação de tipos de contatos a serem cadastrados. O departamento de administração de rede do Instituto de Informática da Universidade impôs que o software a ser instalado deveria ser desenvolvido na linguagem PHP sem uso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gerenciando um projeto
  • Gerenciando projeto
  • Projeto Aplicativo
  • Projeto aplicativo
  • Projeto aplicativo
  • projeto aplicativo
  • Projeto Aplicativo
  • Projeto Aplicativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!