GerenciamentodeRiscosnoMercadodeSeguros 20150327152952

2226 palavras 9 páginas
Gerenciamento de Riscos no Mercado de Seguros
10/06/2010

Texto: Júlio Filho – Revista Seguros em Foco®
Consultor: Carlos André Meyer Sabóia Cordeiro*

Todos os que atuam no mercado de seguros já ouviram falar no termo Gerenciamento de Riscos (GR). Mas você sabe, realmente, o que ele significa ou qual o tamanho de sua importância para a indústria de seguros?
Todos se lembram da famosa frase: “se algo pode dar errado, dará. E mais, da pior maneira, no pior momento e de forma que cause o maior dano possível”.
A Lei de Murphy tende a entrar em ação, mesmo quando todo cuidado foi tomado para garantir que falhas ou catástrofes não aconteçam.
Então o negócio é comprar uma figa, um trevo de quatro folhas, pé de coelho, etc. e torcer para que nada de ruim lhe aconteça, pois, se acontecer, a única coisa que lhe resta fazer é chorar.
Para não precisarmos contar apenas com a sorte e os patuás é que o Gerenciamento de Riscos vem, a cada dia, tomando mais espaço em todas as atividades. No mercado de seguros, então, esta prática está na própria essência do negócio.
No dia a dia, mesmo sem perceber, cada um de nós gerencia riscos o tempo todo. Quando optamos por andar alguns metros a mais para atravessar a rua na faixa de pedestres ou fechamos o vidro do carro ao trafegar por um local onde há o risco de sofrer um assalto, estamos gerenciando o nível do risco a que estamos expostos, no caso, minimizando a chance de sermos atropelados ou assaltados.
Por definição (e são muitas as definições), podemos dizer que Gerenciamento de Riscos é identificar e conhecer os riscos, promover ações que visem a eliminação ou redução dos mesmos e, por fim, transferir aqueles que não puderem se eliminados.
Da mesma forma podemos dizer que o “Gerenciamento de Riscos” é o conjunto de medidas adotado para conhecer, eliminar, diminuir e transferir os riscos, reduzindo assim a probabilidade de um evento que cause impactos negativos acontecer.
Buscar eliminar ou reduzir riscos faz parte do dia a dia das

Relacionados