gerenciamento em resíduos sólido hospitalar e a importância do destruidor de agulhas

Páginas: 14 (3486 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2015
FORMULÁRIO DE ANTEPROJETO DE TESES


Nome Completo

Aurea Francisca da Silva Gomes
D. I nº
Faculdade
Uninter


Nº de Código do aluno

Curso
Mestrado em Saúde Pública


Sede
Paraguay
Telefone

(81)8809-9726

Correio Eletrônico
aureagestorarh@hotmail.com



I - PROBLEMATIZAÇÃO

O problema dos resíduos sólidos hospitalar é discutido mundial, é uma dor de cabeçapara os administradores hospitalar. Cerca de 60% desse lixo são descartados de forma inadequada, os resíduos são queimados sem o tratamento correto, na maioria das vezes são enterrados em vala comum. A responsabilidade desses materiais fica por conta da administração pública municipal. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Hospitalar é elaborado, planejado, porém se este não for bemgerenciado não conseguirá atingir metas pré-estabelecidas, pondo em risco a comunidade hospitalar, a população e o meio ambiente.
Isso significa uma ameaça à saúde pública, e o principal fator desse risco são pessoas que deveria cuidar dela. De acordo com diversos depoimentos e diversas reportagens, podemos observar o risco que esses materiais provocam principalmente as agulhas infectadas, encontradasem diversas quantidades em lixões e aterros sanitários, pondo em risco a vida dos catadores de lixo, dos profissionais de saúde e ate mesmo para a comunidade hospitalar em geral.
O descarte de o lixo hospitalar deve andar de mãos dadas com as normas do CONAMA e da ANVISA, é recomendado utilizar recipiente adequado para materiais perfuro cortante, prevenir acidentes com agulhas, utilizarrecipientes adequados (rígidos e resistentes a perfurações) para seu descarte agulhas usadas, e uso de material de proteção adequado, (EPIs). O destruidor de agulhas é classificado segundo a ANVISA como equipamento utilizado como apoio a infraestrutura hospitalar. Esse produto é recomendado para todos ambientes da área de saúde conforme a Lei 9.273 do Ministério da Saúde. Baseado no tema, essadissertação tem o intuito de fortalecer o Gerenciamento de Resíduo Sólido Hospitalar, através da elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e da destruição das agulhas que já se torna um grande avanço para a comunidade hospitalar, isso reduzirá risco para os enfermeiros, população, catadores e meio ambiente, economia para todos.
Sendo esse um projeto de renovação, seu objetivo é de conhecer eidentificar o possível risco que o lixo hospitalar pode provocar em toda comunidade hospitalar, a humanidade, e ao meio ambiente. Descrevendo também a importância do descarte correto das agulhas e o alto teor de risco de contaminação que ela pode oferecer não somente para o ser humano como meio ambiente.
Uma das formas possíveis de mudar essa história triste é aprender com erros do passado, eelaborar soluções para uma realidade diferente e inovadora, através de projetos de pesquisa, que visa descobrir métodos que possibilitem o homem, que sente e pressente, uma nova perspectiva na educação. Oferecendo assim uma rica e meios diversos, adaptado com a realidade de cada sociedade e região do Brasil.
Os estudiosos do passado, deixaram para os pesquisadores de hoje, uma herança noprocesso de aprendizagem. Não como forma de bolo, mas como teorias, que deveram ser adaptadas, e ate mesmo, servir de subsídios para elaboração de novas teorias para uma realidade de uma sociedade em constantes mudanças.
Uma pessoa para ter um aprendizado de qualidade, em primeiro lugar, tem que possuir condições físicas e mentais favorável para tal aprendizado. Segundo Miranda (2000, p.509), citadopor Mattheny, Rasch e Burke(19770, p. 432):
“Não existe uma só postura para todos os indivíduos. Cada pessoa deve pegar o corpo que possui e tirar o melhor possível dele. Para cada pessoa, a melhor postura é aquela em que os segmentos corporais estão equilibrados na posição de menor esforço e máxima sustentação”.

Um ser humano saudável terá um aprendizado eficaz em sua vida, já uma pessoa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento de Resíduos Hospitalares Sólidos
  • Residuos solidos hospitalares
  • GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES
  • Resíduos sólidos hospitalares
  • Gerenciamento de Resíduos Sólidos
  • Plano de gerenciamento de resíduos sólidos
  • Programa de gerenciamento de residuos solidos
  • GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ALBRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!