Gerenciamento de riscos da construção civil – estudo de caso

Páginas: 16 (3813 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
GERENCIAMENTO DE RISCOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL – ESTUDO DE CASO

Resumo: Os riscos associados a construção civil são inúmeros, diante disso para evitar que os desvios, incidentes e acidentes ocorram são necessárias medidas de prevençao, gerenciando estes riscos.
O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE atualmente obriga este gerenciamento através do PPRA – Programa de Prevencao deRiscos Ambientais, para toda e qualquer empresa da construção civil seja qual for seu porte. Para tanto há necessidade de identificar as atividades, reconhecer os riscos, e propor medidas eficazes para minimizar problemas associados e evitar acidentes.
Este trabalho contempla um resumo básico das etapas da construção civil e serve de base para implementação de programas de segurança queapresentem quaisquer destas atividades como segmento do seu contrato.
Alem das medidas propostas deve-se levar em conta os programas ambientais, solicitados legalmente pelo Ministério de Trabalho e implementá-los.
Cabe ressaltar ainda a necessidade de orientação dos colaboradores envolvidos nas atividades, afim de demonstrar a percepção e responsabilidade de cada um nogerenciamento de riscos.
Palavras chaves: Gerenciamento de Riscos, Construção Civil, Programas Ambientais.

1 INTRODUÇÃO

A prevenção de acidentes na indústria da construção civil associam despesas e se manifestam como consequência indireta, visto a responsabilidade de todos os envolvidos no acidente.
Os perigos das atividades na construção civil tem crescido paralelamenteao numero de empreendimentos que tem avançado a sistema de desenvolvimento econômico mundial. O progresso tecnológico o qual estamos envolvidos tem direcionado a atenção sobre os fatores de segurança relacionados. Os acidentes habituais na execução de atividades são as quedas, cortes, queimaduras e torções de membros inferiores (IRIART, 2008).

| ||

Segundo Pontes (1998) a responsabilidade para acessar, avaliar e gerenciar esses riscos tem aumentado tanto no setor público como no privado, visto que a percepção da necessidade para antecipar, prevenir e reduzir os riscos está implícita na sociedade moderna.
De acordo comIriart (2008), a análise da gravidade dos acidentes sofridos sugere que aquelas que têm história de acidentes de trabalho mais graves aparentam ter maior conhecimento dos riscos envolvidos nas atividades desempenhadas.
Pela capacidade de gerar empregos e absorver mão de obra rapidamente, os investimentos e dedicação em segurança de gerenciamento de riscos não caminha na mesma velocidade.Este estudo aborda os principais sistemas utilizados na construção civil, que diz respeito a procedimentos básicos de engenharia civil, os perigos associados as atividades, e as medidas de controle dos eventuais riscos associados.
Os objetivos deste trabalho tratam-se analisar os requisitos essenciais de gerenciamento de riscos na área de construção civil, implantando metodologiasutilizadas para condições mínimas de segurança.
Os objetivos específicos tratam de:
➢ Verificar quais os riscos associados a construção civil;
➢ Verificar se a implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos.
➢ Monitorar os riscos associados;
➢ Propor medidas mitigadoras.

O CRESCIMENTO DA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Atualmente a indústria daconstrução civil tem se tornado cada vez mais atuante. É sabido que com o aceleramento do desenvolvimento econômico no pais, tem-se expandido cada vez mais a necessidade de aprimoramento de processos, e conseqüentemente de Mao de obra para
A cada dia surgem no mercado novas empresas, e agregando-se a isto novos empregos, e muitas vezes contratação de Mao de obra barata e desqualificada....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento de resíduos da construção civil com reaproveitamento estrutural: estudo de caso de uma obra com...
  • Estudo Caso Custos da Construção Civil
  • Proposta de gerenciamento de riscos simplificado para empresas de construção civil
  • Controles internos em uma empresa de construção civil um estudo de caso
  • Gerenciamento de risco na construção civel
  • Gerenciamento na construção civil
  • Gerenciamento de resíduos na construção civil
  • Gerenciamento de resíduos na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!