Gerenciamento de risco na produção depblh

2145 palavras 9 páginas
GERENCIAMENTO DE RISCOS NA PRODUÇÃO DO POLIMERO DE POLIBUTADIENO LIQUIDOHIDROXILADO – PBLH

Por

Joice Correa da Silva
Alfredo Botelho
Flávio Parente Wagner
Rodrigo Octávio Alves

Fevereiro de 2012

INTRODUÇÃO

O Polibutadieno é um polímero do butadieno. É predominantemente baseado na forma cis -1,4 polibutadieno. As outras formas ou isômeros não apresentam valor comercial por serem instáveis ou não O apresentarem boa resistência a abrasão e flexibilidade a baixas temperaturas e boa resistência a altas temperaturas. A indústria de pneus trabalha com polímeros de Estireno e Butadieno, mas também com Polibutadieno. Não sei precisar a percentagem de cada matéria-prima na fabricação de cada tipo de pneu.A principal característica do PBLH é a boa aderência ao solo, sendo portanto usado no piso de pneus, solas, correias transportadoras e de transmissão, revestimento de rolos e outras aplicações que necessitem de um produto com resistência a reversão ou patinagem.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

O 1,3 – Butadieno é um gás liquefeito, inflamável e incolor a temperatura e pressão ambiente . Não é corrosivo, apresenta forte odor e baixa solubilidade em água, sendo bastante solúvel em solventes orgânicos como o Hexano e ciclohexano. Devido a sua extrema reatividade e tendência a polimerização, é fornecido com inibidor. Em contato com o ar pode formar peróxidos. É moderadamente tóxico podendo causar irritações na pele, olhos ,nariz e causar inflamações. Assim, deve-se evitar temperaturas elevadas e exposição ao ar, pois os peróxidos formados são inflamáveis e podem explodir.

O Etanol ou Álcool etílico é um álcool derivado de cereais como o milho (EUA e México) ou vegetais como a cana-de-açúcar (Brasil). É o mais comum dos tipos de álcool. É um líquido incolor de odor suave.

O PBLH é resultado do processamento destes dois componentes e apresenta como vantagens no processo de fabricação maior velocidade de extrusão,

Relacionados