Gerenciamento De Resíduios Residencias Montagem Do Arquivo

2838 palavras 12 páginas
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

CONCEITO

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos envolve todo o setor de Resíduos e deve ser abordado de uma maneira completa.
Todo e qualquer refugo, sobra ou detrito resultante da atividade humana, excetuando dejetos e outros materiais sólidos; pode estar em estado sólido ou semi-sólido. Os resíduos sólidos podem ser classificados de acordo com sua natureza física (seco ou molhado), sua composição química (orgânico e inorgânico) e sua fonte geradora (domiciliar, industrial, hospitalar, etc.). Uma classificação que se sobrepõe a todas as demais é aquela que considera os riscos potenciais dos resíduos ao ambiente, dividindo-os em perigosos, inertes e não inertes, conforme a NBR10.004.
.Constitui-se um conjunto de procedimentos de gestão planejado e implementado com o objetivo de minimizar a produção de resíduos tendo como foco a reestruturação do Meio Ambiente.
Em todo o planeta existem diversos tipos de tratamento de cada um dos mais diferentes tipos de resíduos. Assim como existem muitas soluções tecnológicas, também existem diversas outras que fazem uso de um sistema como o programa Lixo Zero, aplicado em muitos países da Europa, Ásia e na América do Norte que conseguem reduzir significativamente a quantidade de resíduos gerados em seus países
Devem-se conhecer muito bem os Aspectos Legais que regem o setor de resíduos sólidos na sua região estudada. No Brasil a Lei 12.305/2010 rege o setor de resíduos sólidos e define a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos sólidos da seguinte maneira: Não geração de resíduos, Redução, Reutilização, Reciclagem, Tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequado dos rejeites.
Resíduos sólidos, de diversas naturezas, são gerados, usualmente, nas residências e/ou nos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, exceto naqueles de atenção à saúde.

“Todo e qualquer refugo, sobra ou detrito resultante da atividade humana, excetuando dejetos e outros

Relacionados