Gerenciamento de resíduos sólidos

Páginas: 8 (1782 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO GESTÃO AMBIENTAL JORGE HENRIQUE BORGES

Gerenciamento de resíduos sólidos

Palmas-TO 2012

JORGE HENRIQUE

Gerenciamento de resíduos sólidos



Palmas-TO 2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................... 1.1Problema.......................................................................................................... 1.2 Justificativa...................................................................................................... 2 OBJETIVOS ...................................................................................................... 2.1Geral............................................................................................................... 2.2 Específicos.................................................................................................... 3 DESENVOVIMENTO.......................................................................................... 4 METODOLOGIA................................................................................................. 5CONCLUSÃO...................................................................................................... 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................

1 INTRODUÇÃO

Os resíduos sólidos é um dos grandes problemas que ameaçam a vida no planeta terra, porque além de poluir o solo, a água e o ar, também atrai animais que veiculam doenças. Ao contrário das tribos primitivas que sóproduziam o necessário para a sua sobrevivência, vivemos numa sociedade consumista onde as pessoas têm valor pela quantidade de bens que possuem. Geralmente, quem tem maior poder aquisitivo, acaba por consumir mais, produzindo mais lixo. Atualmente a propaganda vem estimulando o consumo de materiais descartáveis, porém, em nenhum momento, pensou-se nos resíduos gerados durante a fabricação, se estesserão recicláveis ou não, e onde iremos descartá-los. O desperdício também gera resíduos. Só no Brasil, em 1992, foram jogados fora cerca de 14 milhões de toneladas de alimentos, sendo que existem 32 milhões de brasileiros famintos. A coleta seletiva é citada como uma alternativa para o problema dos resíduos sólidos, possibilitando melhor reaproveitamento do papel, vidro, metal, plástico e matériaorgânica. Somente com a criação de novos hábitos poderemos contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente, mais civilizada, mais atenta, mais comprometida e "mais limpa".

1.1 Problema

É interessante pensar sobre a problemática que os resíduos sólidos, comumente chamados de lixo pelas comunidades, representam. Primeiro é necessário recursos naturais para produzir todos os bens deconsumo que eventualmente acabam sendo descartados e virando resíduos sólidos, isso já é um problema em si, pois na produção e na utilização destes produtos, ocorrem impactos ambientais como desmatamento, emissão de poluentes atmosféricos e etc.

E sabemos que os recursos naturais estão cada vez mais escassos, não só pela alta exploração mas também pela poluição e contaminação dos mesmos. Umavez produzido um produto a partir de um recurso natural, é descartado e transformado em resíduo, provavelmente não é mais possível transformá-lo de volta em um recurso natural, e se ele não for reciclável, temos então, o problema da disposição final, onde vamos dispor este resíduo? A disposição final mais utilizada no Brasil são aterros sanitários, que precisam de muita área, e geram muitos impactosambientais.

1.2 Justificativa O alvo do projeto no bairro Taquari ( Palmas – TO ), é chegar a um patamar de equilíbrio da comunidade com a natureza, estruturando a questão da destinação dos resíduos sólidos. Hoje já existem muitas formas de tratar os resíduos, porém ainda não há divulgação suficiente para conscientizar os seres humanos sobre o grande impacto que o lixo pode causar ao meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de gerenciamento de resíduos sólidos
  • Programa de gerenciamento de residuos solidos
  • Gerenciamento de Resíduos Hospitalares Sólidos
  • GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ALBRAS
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
  • Gerenciamento de resíduo sólido
  • PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
  • PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!