GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A GESTÃO PÚBLICA

Páginas: 15 (3651 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA SEMINÁRIO TEMÁTICO IV
PROFESSORA: LUZIANA QUEIROZ





GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A GESTÃO PÚBLICA





Cláudio Vicente de Almeida
Graduando em Administração Pública pela UFRN. Email: claudio.piston@hotmail.com













Luís Gomes
2012
Introdução

Oproblema referente ao gerenciamento e má disposição final dos resíduos sólidos atinge atualmente todas as cidades brasileiras. Perpassa desde as pequenas a grandes cidades, as mesmas não dispõem de espaços adequados ou tratam seus resíduos.
Esse mau gerenciamento dos resíduos causa problemas de acumulo de lixo em locais impróprios, criação de lixões, contaminação de águas subterrâneas, problemas deestética e outros. A sociedade como um todo partindo de governantes a pessoas comuns não podem mais ficar de braços cruzados frente a essa problemática.
O presente trabalho trará considerações acerca dos resíduos sólidos, conceituando, classificando-o e quantidades geradas. Mostraremos as principais formas de gerenciamento, além do quadro brasileiro em termos de tratamento de resíduos.
Secontinuarmos a consumir e descartar nessa velocidade e de forma crescente sem duvida que os sistemas não suportarão por muito tempo. A gestão publica precisa investir em processos de Educação e Conscientização Ambiental, além de políticas de gerenciamento de resíduos. Assim o gestor público torna-se figura ímpar nesses novos desafios impostos pelos problemas atuais, ele será o agente que promulgará asmudanças exigidas pelas novas leis.
O objetivo maior deste trabalho é demonstrar o quão importante à gestão pública se faz em relação ao gerenciamento de resíduos, podemos dizer ainda que, para conseguirmos implantar de maneira satisfatória qualquer programa de gerenciamento de resíduos precisamos de significativa colaboração da gestão pública, seja com disponibilização de recursos, de áreas, dematerial, de equipamentos e muito mais, ou seja, sem ela não conseguiremos jamais alcançar esse objetivo.
Tentaremos demonstrar no seminário o quanto a gestão pública pode contribuir na gestão de resíduos sólidos e esses programas são interdependentes de compromisso e dedicação da gestão pública.




RESÍDUOS SÓLIDOS: DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E GERAÇÃO
Existem varias definições para lixo ehá muitas dificuldades em conceituá-lo, seja lixo ou resíduo, eles variam significativamente conforme época e lugar. E dependem de vários fatores como: econômicos, ambientais, tecnológicos e outros. Segundo a norma brasileira NBR 10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2004), resíduos sólidos são:

Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origemindustrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para issosoluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.

Outra definição bem abrangente, pois parte de uma visão de âmbito mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do documento agenda 21 define o lixo ou resíduo da seguinte forma:

Os resíduos sólidos compreendem todos os restos domésticos e resíduos não perigosos, tais como os resíduos comerciais einstitucionais, o lixo da rua e os entulhos de construção. Em alguns países, o sistema de gestão dos resíduos sólidos também se ocupa dos resíduos humanos, tais como excrementos, cinzas de incineradores, sedimentos de fossas sépticas e de instalações de tratamento de esgoto. Se manifestarem características perigosas, esses resíduos devem ser tratados como resíduos perigosos. (SANTOS, 2008 apud...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A responsabilização publica no gerenciamento dos resíduos sólidos
  • Politicas publicas municipais para o gerenciamento dos residuos solidos
  • A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A INCLUSÃO SOCIAL
  • Gerenciamento de Resíduos Sólidos
  • Plano de gerenciamento de resíduos sólidos
  • Programa de gerenciamento de residuos solidos
  • Gerenciamento de Resíduos Hospitalares Sólidos
  • GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ALBRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!