Gerenciamento de projetos

Páginas: 7 (1530 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
EsEs MBA DE GESTÃO DE PROJETOS
Fundamentos em Gerenciamento de Projetos e Integração
TURMA 5
Prof. Otávio Frota









PROJETO BÁSICO
Implantação do sistema de manutenção para ferrovias






















Fortaleza - Ceará

2009
1. Identificação do Projeto

• Título do Projeto: Implantação do sistema de manutenção para ferrovias
• Patrocinador doprojeto: METROFOR
• Gerente do projeto: Alesson, Gerente de TI
• Dados do cliente do projeto: Companhia Cearense de Transporte Metropolitano – Metrofor, Rua 24 de maio nº 60 – Centro, Cep. 60.020-001, Fone: (85) 31017100
• Data de elaboração do projeto: 04/04/09
• Equipe:
• Aprovação: Otávio Frota, Professor, 30/05/09

2. Descrição do Projeto

Contextualização: Visando suportar aconcepção do projeto Metrofor que prevê a modernização do sistema ferroviário existente na região metropolitana de Fortaleza, através da eletrificação de suas principais linhas, aquisição de trens unidades elétricos, instalação e sistemas modernos de sinalização e telecomunicações, o presente projeto insere-se ante a máxima relevância da manutenção das ferrovias para assegurar a integridade física efinanceira do sistema ferroviário.
Justificativa: Seguindo os padrões mundiais de sistemas de manutenção de ferrovias, o presente projeto tem sua relevância justificada pela contemplação e amplitude dos serviços ofertados visando garantir a integridade e sustentabilidade dos recursos envolvidos.
Diagnóstico: Com o advento da implantação do Metrofor, constata-se a necessidade da implantação dosistema de manutenção para ferrovias atualmente inexistentes ou fora dos padrões exigidos de mercado.
Impacto do projeto nos objetivos estratégicos: O impacto é constatado na importância da viabilidade e sustentabilidade administrativo-financeira e operacional do negócio, permitindo a correta aplicação de recursos e a garantia de rentabilidade para gestão corporativa.
Principaisresultados/benefícios esperados: Controlar as manutenções corretivas, preventivas e preditivas; Agilizar o atendimento nas manutenções das locomotivas, vagões, equipamentos de via permanente e equipamentos industriais; Agilizar o processo na coleta dos dados referente abertura e fechamento das Ordens de Serviços, inicialmente na Coordenação de Vagões; Controlar o prazo de entrega dos equipamentos consertados porterceiros; Integração com o sistema “almoxarifado” (ERP – RM Corpore); Controlar as horas produtivas dos serviços de manutenções; Controlar as horas improdutivas dos serviços de manutenções; Controlar as horas produtivas ante as atividades realizadas; Monitorar os defeitos apresentados nas locomotivas, vagões, equipamentos de via permanente e equipamentos industriais; Sistematizar as informações dasoficinas; Confiabilidade das informações; Integração com o sistema de operações (locomotivas e vagões).
Principais restrições: O orçamento é limitado; O Custo do projeto não deverá ultrapassar mais que 10% do orçamento previsto; O prazo limite do projeto é o 31/12/2009. Nesta data, o sistema deverá estar devidamente implantado e os usuários treinados.
Principais premissas: É necessário o apoiode todos os envolvidos dentro da área; Disponibilidade prioritária dos usuários-chave para acompanhamento do projeto; Envolvimento do Gerente de Projeto; Participação em todas as reuniões para acompanhamento do projeto; Conhecimento da equipe de implantação do Metrofor na metodologia definida (RUP, UML e PMBOK).


3. Objetivos do Projeto

Geral: Desenvolver um sistema para planejamento,acompanhamento e controle na manutenção dos materiais rodantes (vagões), de tração (locomotiva), mecanização (equipamento da via permanente) e equipamentos industriais para a gerência de manutenção (GEMAN) da CBTU, visando um melhor desenvolvimento das atividades afins, dentro das metodologias estabelecidas pela área da GETIN.
Específico: Desenvolver um sistema de gerenciamento de manutenção com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento projeto
  • Gerenciamento de projetos
  • Gerenciamento de projetos
  • Gerenciamento de projetos
  • Gerenciamento de projetos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gerenciamento de projetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!