Gerenciamento de memória

Páginas: 10 (2386 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
Gerenciamento de memória
Devido aos Sistemas Operacionais apresentarem características variadas, determinados procedimentos tornam-se por vezes semelhantes ou próprios de cada Sistema. O gerenciamento de memória é um procedimento fundamental na objetividade de todos os Sistemas Operacionais.
É responsabilidade do Sistema Operacional executar inúmeras inúmeras tarefas, independente daquantidade de tarefas assim como o tamanho das mesmas.
Neste contexto parece complicado para o Sistema Operacional gerenciar tarefas que exigem uma quantidade de memória superior ao que é disponibilizado pela máquina. Cada Sistema possui suas características próprias para complementar estas tarefas e principalmente gerenciar a memória disponível para estas execuções. No entanto, é necessário garantirpara elas além da possibilidade de execução um alto grau de segurança.
Recursos do modo usuário
O gerenciador do memória virtual (VM) permite aos subsistemas do modo usuário compartilhar memória eficientemente usando objetos que são protegidos, denominados e manipulados como qualquer objeto do executivo. Os subsistemas podem definir proteção a nível de página na memória privativa, bloquear páginasselecionadas na memória, tirar proveito dos arquivos mapeados e gerenciar os espaços de endereçamento virtual de outros processos
Gerenciando a memória
O gerenciador VM fornece um conjunto de serviços nativos que um processo pode usar para gerenciar diretamente sua memória virtual. Estes serviços permitem que um processo faça o seguinte: 

* alocar memória em um processo de doisestágios.
* ler e gravar na memória virtual.
* bloquear páginas virtuais na memória física.
* obter informações sobre páginas virtuais.
* descarregar páginas virtuais para o disco.
O gerenciador VM estabelece uma abordagem de duas fases para alocar memória, reservá-la e depois comprometê-la. A memória reservada é um conjunto de endereços virtuais que o gerenciador VM reservou paraser usado futuramente por um processo. A reserva de memória é uma operação rápida e barata no windows NT. A memória comprometida é memória para qual o gerenciador VM separou espaço no seu arquivo de paginação.
Outro serviço do gerenciador VM do windows NT possibilitam ao chamador fornecer uma alça de processos para indicar um processo cuja memória virtual será manipulada. O chamador pode manipularsua própria memória virtual ou aquela de um outro processo. Esta facilidade é poderosa porque permite que um processo do modo usuário gerencie o espaço de endereçamento de um outro processo
Compartilhando a memória
Uma tarefa importante de qualquer subsistema de gerenciamento de memória é permitir que os processos compartilhem memória quando solicitarem ou quando isto tornar o sistemaoperacional mais eficiente. A memória virtual oferece um mecanismo conveniente para o compartilhamento de memória. Como cada processo tem um espaço de endereçamento virtual separado, o sistema operacional pode carregar o compilador para a memória uma vez e quando outro processo invocar o compilador, o gerenciador VM pode simplesmente mapear os endereços virtuais do segundo processo para as estruturas depáginas físicas já ocupadas pelo compilador.
O gerenciador VM não permite que nenhum processo modifique as páginas ocupadas pelo compilador. As páginas virtuais em ambos os processos são designadas como sendo somente para leitura
Seções, visões e arquivos mapeados
  Assim como todos os outros componentes do Windows NT, o gerenciador VM é totalmente paralelo. Ele roda simultaneamente em todosos processadores de um computador multiprocessado e tem de compartilhar suas estruturas de dados com as linhas que estão sendo executadas em processadores diferentes.
Memória compartilhada pode ser definida como a memória que é visível apartir de mais de um processo ou que está presente em mais de um espaço de endereçamento virtual. A abordagem do windows NT ao compartilhamento de recursos é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gerenciamento de memoria
  • Gerenciamento de Memória
  • Gerenciamento de memória
  • Gerenciamento de Memória
  • Gerenciamento de memória
  • Gerenciamento de memória
  • gerenciamento de memória
  • Gerenciamento de Memória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!