Gerenciamento de Estoque

Páginas: 13 (3204 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
Gerenciamento de Estoque em uma Fábrica de Chicotes
Autores: Débora Trevizan, Eliana Pereira,
Laiz Fonseca, Letícia Andrade.

Resumo:
Em um contexto de mudanças econômicas e sociais extremamente dinâmicas, as exigências peculiares da atividade comercial nas montadoras de automóveis determinam a vital importância da adoção de um sistema de controle de estoques adequado para o gerenciamentootimizado do estoque de segurança de chicotes, nesse ramo de negócio.
Este artigo científico mostra que os investimentos em estoques podem ser lucrativo, desde que o sistema de controle de estoque utilizado considere tudo, desde o perfil financeiro até o relacionamento direto com o cliente.
Palavras Chave: Estoque, Controle , Chicotes elétricos.

Abstract:
In a context of extremely dynamicsocial and economic changes, the peculiar requirements of commercial activity in automakers determines the vital importance of adopting a supplying control system adapted to an optimized management of the electric harness wiring in this business segment.
This scientific article shows that an inventory investiment can be profitable, once the supplying control system considers everything, from thefinancial profile to the relationship with the customer.
Key Words: Supply, Control, Eletric Harness Wiring.








Introdução
Aos finais de ano as montadoras especializadas na produção de veículos automotivos costumam parar a produção por 30 a 45 dias, visando melhorar seu sistema logístico e adequar sua estrutura para o desenvolvimento e lançamento dos novos modelos de automóveis.Durante esse período os operadores da indústria fornecedora de chicotes são colocados em férias coletivas, visando controlar o estoque em processo.
Buscamos apresentar neste presente trabalho um fato ocorrido em uma empresa de chicotes elétricos utilizados em veículos automotivos.
Uma das montadoras em questão passou por um grave problema em suas obras ocasionando uma parada por um período maiorde 90 dias.
Consequentemente, o período de férias coletivas no fornecedor sofreu uma postergação.
Entretanto quando a montadora voltou às suas atividades normais houve um aumento inesperado de 10,8% na demanda da produção.
Essa falha de planejamento gerou uma falta de chicotes elétricos na linha de produção de veículos, ocasionando a parada da linha de veículos, causando assim danos de grandemonta para fornecedor-cliente.













Desenvolvimento
O estoque é gerado quando o recebimento de materiais, peças ou bens acabados é superior à sua utilização ou saída; é esgotado quando a utilização é superior ao recebimento. (KRAJEWSKI,2009).
Entretanto, segundo ASSAF NETO, os estoques são materiais, mercadorias ou produtos que são fisicamente mantidos disponíveis pelaempresa, com expectativa de ingresso no ciclo de produção, de seguir seu curso produtivo normal, ou de serem comercializados.
Para estabelecer os níveis desejados de estoque, é imprescindível ter uma noção em relação à previsão das vendas. Dependendo do montante que a empresa programa vender em um determinado período, será determinado os níveis de estoque, ou seja, que é necessário manter naempresa para assegurar as vendas programadas.
Geralmente os estoques são vistos como amortecedores das entradas e saídas dos processos de comercialização (produtos acabados) e produção (matérias primas e produção em elaboração) assim, os estoques podem diminuir os efeitos de erros de planejamento e variações inesperadas de oferta e demanda, bem como ajudar a isolar ou diminuir a interdependência detodas as partes da organização. (SANVICENTE, 1987).
O ideal seria a inexistência de estoques, à medida que fosse possível atender ao usuário no momento em que ocorressem as demandas.
Assaf Neto e Silva (1997) indicam algumas causas da existência de estoques:
Evita a interrupção no fluxo de produção – os estoques asseguram que interferências no fornecimento de matéria prima não prejudicarão o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento de Estoque
  • Gerenciamento de estoques
  • Gerenciamento de estoques
  • Gerenciamento de estoques
  • Gerenciamento de estoque
  • Gerenciamento de Estoque
  • gerenciamento de estoque
  • GERENCIAMENTO DE ESTOQUES,

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!