gerenciamento de custos

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
COMÉRCIO EXTERIOR

Gerenciamento de Custos
PROF.??

RELATÓRIO FINAL – TEMA: 2
Grupo
Nome Completo dos Alunos
R.A.

Stephanie Hatori
12211140
7
Stefanie Mayara
12123618

Mariana Paiva
12149464

Bruno Miguel
12

Rodrigo Degrecci
12

Hugo
12057568




1.Introdução

“Necessidade de uma gestão profissional e eficiente na gestão por absorção”Diante do cenário apresentado, onde o senhor Felipe Oliveira é gerente de controladoria de uma empresa ligada ao ramo de autopeças na qual é um mercado muito competitivo, é necessária uma gestão profissional e eficiente. Com isso o senhor Felipe Oliveira solicitou para sua equipe a elaboração de um relatóriogerencial baseado no custeio por absorção. Analisando os fatos chegamos a um problema: “Necessidade de uma gestão profissional e eficiente na gestão por absorção”. Para isto, pesquisamos os seguintes conceitos abaixo.

2. Conceitos e/ou Aspectos Relevantes

2.1 Custos Rateados

Segundo Leone (2011), ss custos rateados são sempre os custos indiretos, pois o rateio é empregado mediante o empregode critérios e taxas que resultam na divisão proporcional de um montante global e comum. A ação de ratear também pode ser denominada de alocação, distribuição e atribuição.
Exemplificando: A empresa X realiza quatro grandes promoções para aumentar as vendas e atingit uma maior fatia do mercado potencial. Três dessas promoções se destinam, cada uma, a promoção dos produtos F, T e D. AContabilidade De Custos identifica e acumula os custos dessas promoções, em uma tabela com: Materiais diretos; honorários pagos; serviços de terceiros; outros custos diretos; Total dos custos de promoção rateados e por fim Total dos custos de promoção por departamento.
A quarta promoção foi institucional, destinada a vender a imagem da empresa. Esta promoção custou aos cofres da empresa R$ 33.000. AContabilidade de Custos, para apuração dos custos de cada promoção, “rateou” esse custo, global e comum, entre os três produtos, mediante o uso do parâmetro “total dos custos diretos”.


2.2 Lucratividade

Para avaliar a lucratividade de uma empresa, temos que verificar se suas vendas são suficientes para cobrir todos os custos e despesas e, ainda, obter um resultado positivo. Em seguida, empresáriodeverá dividir o lucro líquido pelas vendas. O resultado dessa operação lhe dará a lucratividade da empresa. A lucratividade é igual ao lucro líquido dividido pelas vendas. A lucratividade da empresa deverá ser comparada com a média do setor, além de atender à expectativa do empresário. Podemos dizer que, em média, uma lucratividade de 5 a 10% sobre as vendas é considerada satisfatória, para asatividades comerciais e industriais. Já para as empresas que prestam serviços, a lucratividade média costuma ser de 15 a 20%. Lembre-se, a lucratividade aumenta proporcionalmente ao crescimento das vendas ou redução de custos e despesas.



2.3 Rentabilidade

Segundo Berk rentabilidade do ativo refere-se para comparação com outras empresas do setor ou na evolução ao longo do tempo. Essarentabilidade inidica o quão eficiente estão aplicados os ativos, ou seja, quanto de lucro estão gerando. Esse índice mede em porcentagem, a eficiência da administração na geração de lucros com seus ativos totais. Quanto maior, melhor.


RA = Lucro Liquido
---------------------
Ativo Total

Já a rentabilidade do patrimônio liquido busca indicar a parcela do lucro quesobraria para os acionistas após o pagamento do capital de terceiros. Portanto, mede o retorno obtido sobre o capital próprio investido. Quanto maior, melhor também.


RPL = Lucro Liquido
-----------------------------
Patrimônio Liquido Médio

De inicio é preciso dizer que o PLM consiste na soma do PLI com o PLF, dividida por 2. Quando se precisa demonstrar o que ele representa para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gerenciamento de custos
  • Gerenciamento de custos
  • Gerenciamento de custos
  • Gerenciamento de Custos
  • Gerenciamento de custos
  • Gerenciamento de custos
  • Gerenciamento de custos
  • Gerenciamento de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!