Gerenciamento de crise e prevenção de percas

Páginas: 19 (4641 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
GERENCIAMENTO DE CRISES




E





PREVENÇÃO DE PERDAS















INTRODUÇÃO


Gerenciamento de crises é um tema relativamente novo na atividade de gestão de segurança empresarial e patrimonial brasileira.

Até há pouco mais de dez anos o assunto crises vinha sendo tratado de uma formaimprovisada pelos diversos segmentos das empresas de segurança brasileiras, verificando-se então a inexistência de uma doutrina de trabalho que desse ao problema uma abordagem de caráter científico e assim evitasse atitudes e desempenhos tipicamente amadoristas.

O gerenciamento de crises vinha sendo realizado de uma forma casuística, confiado que estava a certa capacidade deimprovisação, ao bom senso e - por que não dizer - ao “jeitinho” ou à habilidade individual dos responsáveis pelo gerenciamento desses eventos, sendo certo, na grande maioria das vezes, pelos gestores de segurança.

PRINCÍPIOS BÁSICOS


No estudo do gerenciamento de crises, como em qualquer outro ramo do conhecimento científico, há necessidade do estabelecimento decertos princípios básicos e definições para uma maior uniformidade doutrinária. O primeiro desses conceitos a ser abordado é o conceito de crise.

A palavra crise vem do latim “crisis”, através do grego “kpioig”, que, por sua vez, foi herdado da raiz indo-européia “ker” ou “sker”, que significa “cortar” e que daria mais tarde origem a palavras como “critério”.

O que vem a ser crise?


“UMEVENTO OU SITUAÇÃO CRUCIAL, QUE EXIGE UMA RESPOSTA ESPECIAL DA INSTITUIÇÃO, A FIM DE ASSEGURAR UMA SOLUÇÃO ACEITÁVEL.”

Definido o que seja crise, é muito importante que se enumerem as suas características essenciais.

Toda crise apresenta as seguintes características:

1. imprevisibilidade;
2. compressão de tempo (urgência);
3. ameaça de vida; e
4. necessidade de: a)postura organizacional não-rotineira;
b) planejamento analítico especial.

A necessidade de uma postura organizacional não-rotineira é, de todas as características essenciais, aquela que talvez cause maiores transtornos ao processo de gerenciamento. Contudo, é a única cujos efeitos podem ser minimizados, graças a um preparo e a um treinamento prévio daorganização para o enfrentamento de eventos críticos.

Sobre a necessidade de um planejamento analítico especial é importante salientar que a análise e o planejamento durante o desenrolar de uma crise são consideravelmente prejudicados por fatores como a insuficiência de informações sobre o evento crítico, a intervenção da mídia e o tumulto de massa geralmente causado por situações dessanatureza.



Além dessas características essenciais, uma crise poderá ainda apresentar outras características peculiares como:

1. a necessidade de muitos recursos para sua solução;
2. ser um evento de baixa probabilidade de ocorrência e de graves conseqüências;
3. ser caótica;
4. ter um acompanhamento próximo e detalhado, tanto pelas autoridades como pela comunidade e pelamídia.

Passemos agora a examinar o conceito de Gerenciamento de Crises.




“GERENCIAMENTO DE CRISES É O PROCESSO DE IDENTIFICAR, OBTER E APLICAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS À ANTECIPAÇÃO, PREVENÇÃO E RESOLUÇÃO DE UMA CRISE.”


O Gerenciamento de Crises pode ser descrito como um processo racional e analítico de resolver problemas baseado em probabilidades.Trata-se de uma ciência que deve lidar , sob uma tremenda compressão de tempo, com os mais complexos problemas sociais, econômicos, políticos, ideológicos e psicológicos da Humanidade, nos momentos mais perigosos de sua evolução, isto é, quando eles se manifestam em termos destrutivos.


É importante lembrar que o Gerenciamento de Crises não é uma ciência exata, uma panacéia ou um processo rápido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de gerenciamento crises e prevenção de perdas
  • Gerenciamento de Crise
  • Gerenciamento de crises.
  • GERENCIAMENTO DE CRISES
  • Gerenciamento de Crise
  • GERENCIAMENTO DE CRISE
  • gerenciamento de crise
  • Gerenciamento de crise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!