Gerenciameneto de Crise - TAM!

518 palavras 3 páginas
O que foi a crise?

O vôo TAM 3054 era um vôo operado pela companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, que ligava as cidades de Porto Alegre e São Paulo utilizando uma aeronave de passageiros Airbus A320-233, prefixo PR-MBK4 .
Em 17 de julho de 2007, o aparelho ultrapassou o fim da pista do Aeroporto de Congonhas durante o pouso, vindo a chocar-se contra um depósito de cargas da própria TAM situado nas proximidades da cabeceira da pista, no lado oposto da Avenida Washington Luís que delimita o aeroporto.
Estavam no equipamento 187 pessoas; não houve sobreviventes. Houve ainda outras doze mortes no solo.
Como foi a postura da empresa?

A postura da empresa aérea durante o dia do acidente foi a de, da sua sede, através do seu vice-presidente de marketing, Luís Eduardo Falco, conceder entrevistas e declarar que assumia o comando da operação de resgate e de assistência às famílias das vítimas, já que o presidente da TAM, Rolim Adolfo Amaro estava fora do país. Como foi a postura da imprensa?

A postura da imprensa em ter informações para repassar sobre as causas, as vítimas, e etc., foi altamente gritante em relação ao desespero e dor dos familiares.
A primeira coletiva de imprensa foi agendada há menos de quatro horas após o acidente. Cerca de 800 jornalistas buscavam informações e trucidavam o vice-presidente de marketing e o assessor de imprensa da empresa atrás de explicações impossíveis de serem obtidas em tão curto prazo. Que ferramentas de comunicação foram utilizadas para falar com o público?

Jornalistas da imprensa, rádio e televisão. Como a crise comprometeu a imagem da empresa?

No caso da TAM, o posicionamento tardio da diretoria e a falta de preparo da equipe em solo para amparar os familiares das vítimas, contribuíram negativamente para agravar os rumores sobre as causas e responsabilidades do acidente, afetando diretamente a imagem e reputação da companhia. Como está a imagem hoje? Houve prejuízos?

A crise se caracteriza

Relacionados