gerencia
A complexidade crescente dos mercados vem fazendo com que as empresas busquem cada vez mais alternativas para garantir o sucesso do seu negócio, buscando sempre diferenciais que garantam alguma vantagem competitiva frente a concorrência.
Este capítulo apresenta o contexto no qual se insere este trabalho, o conceito e definição sobre a gerência, onde será abordada uma breve delimitação, ideias e pensamento sobre gerência. Procuramos explicar os tipos de gerência, pois em muitos casos a gerência cumpre diversas funções porque a pessoa que desempenha essa função tem que se desenvolver em administrador, supervisor, controlador etc. A necessidade da gerência, busca uma visão estratégica e a sensibilidade de compartilhar valores, com todos os membros da empresa, que devem ser conduzidas para o alcance dos objetivos. Em gerenciar pessoas, exige-se muita criatividade por parte dos gerentes. E por fim a função da gerência é escolher a pessoa apropriada, depois investir na sua educação e prepará-lo para assumir a função, além de treiná-lo nos aspectos específicos, para que este possa melhor desempenhar seu trabalho.
1.1 Conceito e Definição
Um conceito bem sintético para gerência pode ser dado com a ajuda de Oliveira (1995), que diz: “gerência é processo administrativo voltado para os resultados”.
Para Drucker (1971), gerência é a direção de negócios, e negócios são uma singularidade e uma exceção na sociedade. O gerenciamento se refere à ação e ao efeito de administrar ou gerenciar um negócio. Através de um gerenciamento se levarão a cabo diversas diligências e trâmites, as quais conduzirão ao lucro de um objetivo determinado, de um negócio ou de um desejo que leva longo tempo em planos, como se diz popularmente.
Um gerenciamento terá que dirigir, dispor, organizar e por em ordem para conseguir os objetivos propostos. Do mencionado desprende-se que o gerenciamento é uma tarefa que requererá de muita consciência, esforço, recursos