Gerencia de Riscos

630 palavras 3 páginas
O COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) é uma organização privada criada nos EUA em 1985 para prevenir e evitar fraudes nas demonstrações contábeis da empresa.
O que é gerencia de risco?
Gerência de Riscos é o processo de planejar, organizar e controlar os recursos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.
Um dos objetivos fundamentais dessa estrutura é contribuir para que a gestão de empresas e demais organizações adotem uma forma mais adequada de abordar os riscos inerentes ao cumprimento de seus objetivos. Assim, uma meta importante seria integrar diversos conceitos de administração de riscos em uma única estrutura para a qual se estabelece uma definição comum, seus componentes são identificados e os conceitos fundamentais são descritos. Essa estrutura seria capaz de acomodar a maior parte das opiniões e, assim, possibilitar um ponto de partida na avaliação e no aprimoramento da gestão de riscos corporativos para futuras iniciativas de órgãos reguladores e de ensino.
Incerteza e Valor
O gerenciamento de riscos é que toda organização , seja ela ou sem fins lucrativos ou órgão de governo Todas organizações enfrentam riscos, e a direção deve determinar como lidar com esses riscos, traçando objetivos e estrategias conforme seu apetite a riscos, para agregar valores as partes interessadas.
Alinhar o apetite a risco e a estratégia administração considera em primeiro lugar o apetite a risco, ao avaliar as opções estratégicas e fixar objetivos compatíveis com a estratégia escolhida, Otimizar as decisões de resposta a risco gerenciamento de riscos da organização fornece o rigor para identificar e escolher respostas alternativas aos riscos – prevenção, redução, compartilhamento e aceitação de riscos. Por exemplo, a administração de uma companhia, que opera uma frota particular, reconhece os riscos inerentes ao processo de entrega,

Relacionados