GERADORES E RECEPTORES

1553 palavras 7 páginas
CENTRO PAULA SOUZA
ESCOLA TECNICA ESTADUAL DE CIDADE TIRADENTES
ENSINO MÉDIO

Willian Kennedy de Oliveira Fonseca - N°40 - Turma: 3°B
Willian Kennedy de Oliveira Fonseca - N°40 - Turma: 3°B

GERADORES E RECEPTORES

São Paulo
2011
Willian Kennedy de Oliveira Fonseca - N°40 - Turma: 1°IN

GERADORES E RECEPTORES

Trabalho apresentado ao Curso Regular do Ensino Médio, da Escola Técnica Estadual de Cidade Tiradentes, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito para aproveitamento no componente curricular de Física, ministrado pelo Professor Jaime.

SUMÁRIO

CARACTERÍSTISCAS DOS GERADORES E RECEPTORES

O tipo mais comum de gerador elétrico, o dínamo (gerador de corrente contínua) de uma bicicleta, depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica, a lei básica de indução eletromagnética é baseada na Lei de Faraday de indução combinada com a Lei de Ampere que são matematicamente expressas pela 3º e 4º equações de Maxwell respectivamente.
O dínamo funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magnético produzido por um imã permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da indução de Faraday leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos.
A energia mecânica (muitas vezes proveniente de uma turbina hidráulica, à gás ou a vapor) é utilizada para fazer girar o rotor, o qual induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos que ao serem conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas pelos enrolamentos e pela carga.
No caso de um gerador que fornece uma corrente contínua, um interruptor mecânico ou anel comutador alterna o sentido da corrente de forma que a mesma permaneça unidirecional independente do sentido da posição da força eletromotriz induzida pelo campo. Os grandes

Relacionados