gerador de van der graaff

Páginas: 8 (1919 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2013
REUSO DE ÁGUAS

Adriane Amaral de Oliveira (1); Kleper de Oliveira Rocha (2).

(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.
(2) Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

INTRODUÇÃO

O reuso de águas pode ser definido como uma prática onde a água após ser utilizada para um determinado fim, éreutilizada ou reaproveitada após receber tratamento adequado ou não. De maneira geral, o reuso da água pode ocorrer de forma direta ou indireta, por meio de ações planejadas ou não. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS (1973) tem-se:
- Reuso Indireto não Planejado: quando a água utilizada em alguma atividade humana é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em suaforma diluída, de maneira não intencional e não controlada.
- Reuso Indireto Planejado: quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada em corpos de águas superficiais ou subterrâneos para serem utilizados a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico.
- Reuso Planejado ou Reuso Intencional: quando o reuso da água é resultado de uma açãohumana consciente, a partir de uma descarga de efluentes, podendo ser de forma direta ou indireta. Neste caso, pressupõe-se a existência de um sistema de tratamento de efluentes que atenda aos padrões de qualidade requeridos pelo uso objetivado.
- Reciclagem de Água: é o reuso interno da água em um determinado processo, antes de sua descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local dedisposição.
Dados da Associação dos Fabricantes de Materiais Sanitários – ASFAMAS informam que o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto que no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa.
Nesse contexto, surge o conceito de “águas cinzas” quesão aquelas derivadas dos chuveiros, lavatórios de banheiros, banheiras, tanques, máquinas de lavar roupas e lavagem de autos, sejam de uso doméstico ou comercial. E as “águas negras” que são provenientes de esgoto sanitário. Enquanto no Brasil há poucas iniciativas da prática de reuso, em muitas regiões do mundo isso já ocorre em larga escala (HESPANHOL, 2002 apud OLIVEIRA, 2005). No Japão, oscondomínios, hotéis e hospitais passaram a ser construídos com sistemas particulares de aproveitamento de águas cinzas (SOARES et al., 2001). Esta medida gera uma economia de até 30% no consumo (OLIVEIRA, 2005). Em Israel, toda a água é aproveitada, mesmo aquela que já foi utilizada. Em todos os apartamentos há hidrômetros individuais e os esgotos domésticos são utilizados na agricultura (TOMAZ,1998).

MATERIAL E MÉTODOS

O reuso de águas pode ser utilizado de várias formas e deverá ter padrões de qualidade para garantir a segurança sanitária aos usuários.
Segundo Hespanhol (2008), têm-se as seguintes atividades como reuso de águas para fins não potáveis: construção civil, na lavagem de agregados, preparação e cura de concreto, controle de poeira e compactação do solo; sistemas deproteção de incêndio; fins ornamentais aquáticos, como fontes, chafarizes, espelhos d’água e etc; descarga sanitária em banheiros públicos e em edifícios residenciais e comerciais, públicos e privados; lavagem de ruas em espaços destinados a feiras livres; lavagem e desobstrução de redes coletoras de esgoto e galerias de águas pluviais; irrigação de áreas verdes com restrição de acesso ao público,como praças, jardins, cemitérios, canteiros, etc. Algumas dessas utilizações possuem consumos elevados, por exemplo, 40% do volume de água utilizado no interior das habitações são destinados à descarga de autoclismos [U.S.EPA, 1992]. Em alguns edifícios comerciais e públicos a fração de água utilizada nos sanitários pode atingir até 90% do consumo total de água nesses edifícios [Asano et al.,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerador de van der graaff
  • Gerador de van der graaff
  • GERADOR DE VAN DER GRAAFF
  • Gerador de van der graaff
  • Gerador de van der graaff
  • Gerador de Van der Graaff
  • Gerador de van der graaff
  • gerador de van der graaff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!