Gera o de Energia Rafael Romani Trabalho de Introdu o a Engenharia 1 fase

1377 palavras 6 páginas
Geração de Energia
No Brasil, o sistema de energia a partir de hidrelétricas é o mais utilizado por ser mais viável economicamente, seguido das energias termelétrica e nuclear.
A Engenharia Civil deve colaborar com a construção das Usinas fazendo com que os investimentos tenham um ótimo custo/beneficio, tragam segurança, menor impacto ambiental e social entre outros benefícios.
Seja em projeto, execução, manutenção, ampliação e conservação dessas usinas, a Engenharia Civil deve apresentar soluções criativas e economicamente viáveis para caso. Visto que, para executar essas complexas obras, tem que planejar uma verdadeira operação de guerra. Em alguns casos, cidades são “montadas” para atender as necessidades do momento, em outros casos se tem que transferir cidades inteiras. Tais obras complexas tem que ter um cuidado técnico extremo de estrutura e manutenção, como é o caso, por exemplo, das hidrelétricas devido ao grande volume de água e das usinas nucleares por seus materiais contaminantes.
Segue alguns modelos de geração de energia e alguns exemplos. Lembrando que, para se falar em geração de energia, devemos entender que é necessária energia mecânica para fazer mover as hélices e consequentemente os geradores para dai sim criar a energia elétrica.
Energia Hidroelétrica
As usinas mais utilizadas no Brasil são: a fio d`agua- que não dispõe de reservatório, e a de acumulação- que tem um estoque acumulado em barragens. Ainda existem as que tem armazenamento por bombeamento e com reversão. Para falar da energia hidrelétrica citaremos como exemplo, com a maior geradora de energia do Brasil, a binacional Usina Hidrelétrica de Itaipu. Com capacidade instalada de 14000 Mw (megawatt), tem uma área alagada de 1350Km² foi construída com parceria com o Paraguai e é localizada no Rio Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu – BR e Hernandarias – PY .
Para se ter ideia do tamanho da obra o curso do rio Paraná foi deslocado com 50 milhões de toneladas de terra e rocha,

Relacionados

  • GUSM O Paulo Dourado De Introdu O Ao Estudo Do Direito
    175199 palavras | 701 páginas