Geraçao x

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PROCESSOS GERENCIAIS

LUCIANA MARIA OLIVEIRA DA SILVA

geração x e y

João Pessoa
2011

LUCIANA MARIA OLIVEIRA DA SILVA

geração x e y

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comportamento Organizacional, ProcessosAdministrativos, Seminário I, Gestão de Pessoas e Introdução a Economia.

Prof. Elisete de Oliveira, Daniele Tristão, Wilson Salvalagio, Ulysses Januzzi e Marilucia Ricieri.

João Pessoa

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 GERAÇÃO X: 5
2.2 GERAÇÃO Y 5
2.3 MOTIVOS E VALORES 5

3 APRECIAÇÕES 7

4 CONCLUSÃO 9

5 BIBLIOGRAFIA 10

1INTRODUÇÃO

O texto busca compreender o perfil dos profissionais dentro da seguinte perspectiva: o que eles pensam e pretendem obter de seu emprego e o que levam eles pensar assim dentro do seu tempo e quais condições sociais e politicas os fizeram agirem assim, também pretende compreender seus anseios e desejos tanto pessoais como sociais.
As gerações estudadas são de extrema importância na compreensãodo perfil profissional atual e futuro, as gerações: X e Y, estas são influenciadas por condições diversas, essas condições podem traçar o perfil de cada profissionale que podemos em geral esperar deles.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GERAÇÃO X:

A geração X pode ser compreendida como sendo os nascidos entre: 1965 a 1999, e uma geração sem muitas motivações, que viveu um período mundial conturbadopor crises e tensões diplomáticas do pós-guerra. São pessoas que viveram um período no qual o mais importante é ter um trabalho no qual possa supri as necessidades mínimas, uma geração a qual a qualificação não provinha das vontades pessoais e sim das necessidades de mercado, uma geração em que as forças de trabalho ainda tinham suas bases na força da mão-de-obra pouco qualificada e costuma pararde trabalhar muito cedo, levados pela exaustão das atividades mecanizadase pela substituição constante.

2.2 GERAÇÃO Y

A geração Y pode ser compreendida como os nascidos no período de 1984 a 1990, é a geração da ruptura “geração internet”, uma geração na qual o trabalho também significa satisfação pessoal, uma geração mais qualificada para as novas necessidades de mercado, uma geração quetrata do trabalho com forma de satisfazer não só as necessidades básicas, mas como também as novas regalias do mundo tecnológico. Essa é uma geração tem uma perspectiva de mudança mais rápida de status social, ela também deve esta constantemente atualizada às necessidades do mercado como cursos de especializações, línguas estrangeiras entre outras necessidades.

A geração Y respeita seussuperiores, mas não cede de uma hora para outra. Ela não vê as relações em termos hierárquicos. O que eles querem dos chefes é oportunidade de aprendizado, responsabilidades e chances de melhorar o que fazem. Eles querem se afirmar e estão à vontade com os mais velhos - às vezes até um pouco à vontade demais.

Mesmo sendo altamente individualistas e focados nas próprias recompensas, têm uma profundaconsciência social, preocupação com o meio ambiente e com os direitos humanos. A maioria tem valores morais muito fortes e tentam viver por eles.

2.3 MOTIVOS E VALORES:

Esse conceito de motivos e valores advém da evolução dessas gerações, da mudança de paradigmas nas formas de trabalho atualmente esses são correlacionados a estabilidade política e democrática da maioria das nações, o aumentoda perspectiva de vida, da rentabilidade das cadeias produtivas, dos avanços tecnológicos fizeram com que as gerações apresentassem motivos e valores distintos, sobretudo a geração Y.

“Essa geração precisa que as coisas sejam muito bem explicadas. O que para a Geração X (a anterior) poderia ser algo óbvio – a questão da hierarquia dentro de uma corporação ou regras de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geração x
  • Geração x
  • Geração X
  • geração x
  • Geração x
  • Geração X
  • A geração x…
  • Geração x

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!