Geração y

Páginas: 15 (3551 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
4

Perspectivas sobre o ambiente multigeracional

Geração Y

Olá, tudo bem?
O LAB SSJ tem realizado há algum tempo pesquisas abrangentes sobre o cenário multigeracional, particularmente sobre a geração Y – um grupo que tem exercido grande influência no trabalho e nas estratégias das organizações. Essas pesquisas, aliadas à nossa experiência com esse público em programas de desenvolvimentode jovens profissionais, nos motivaram a reunir, de forma concisa, informações que nos pareceram relevantes e que resolvemos compartilhar com nossos amigos. Esperamos que você aproveite o conteúdo deste quarto volume do pocket para conhecer algumas perspectivas sobre a geração Y e pensar em desafios e oportunidades de desenvolvimento e retenção desta nova força de trabalho.

Divirta-se! contexto
Tecnologia
A conexão 24/7 favorecida pela exposição intensa à tecnologia eliminou muitas restrições, como horário e local de trabalho. Além disso, transformou a forma como as pessoas se relacionam e se comunicam, fazendo os sistemas hierárquicos menos demarcados. Todos esses Reforçou a importância fatores têm desafiado as formas do capital humano como tradicionais de gestão do trabalho.diferencial competitivo.

Hoje, alguns fatores têm impactado as relações sociais e o mercado de trabalho:

Demografia
Por um lado há um aumento do número de trabalhadores que se aproximam da aposentadoria; por outro, uma escassez de profissionais capacitados para substituí-los.

multigeracional
A entrada da geração Y no ambiente corporativo introduziu novos desafios às organizações, queprecisam competir globalmente por jovens talentos com valores e expectativas diferenciadas.

Mercado

Globalização

Para enfrentar a complexidade e imprevisibilidade desse cenário, hoje as empresas buscam encontrar formas de motivar e reter os melhores talentos da chamada geração Y.

Gerações
As diferenças geracionais compõem uma das lentes pelas quais podemos analisar as mudanças no mundodo trabalho. Embora existam muitas variações na forma como as gerações são classificadas e nomeadas, há um consenso que sintetiza os grupos geracionais. Hoje, há três gerações convivendo no ambiente de trabalho:

As experiências que moldaram essas gerações têm implicações importantes no papel que o trabalho exerce em suas vidas, no que esperam receber de recompensa na esfera profissional e comojulgam as ações e o desempenho dos outros.

Todas as gerações têm valores similares; elas só se expressam de forma diferente.
Basicamente todo mundo valoriza e quer as mesmas coisas. A questão é que as prioridades, expectativas e comportamentos variam visivelmente. As pessoas podem querer as mesmas coisas, mas elas querem isso tudo em “pacotes” diferentes, dependendo de quando e de como foramcriadas.

Baby Boomers
Experimentaram a grande prosperidade do pósguerra e agora se aproximam da aposentadoria

Geração X
Cresceu nos anos 1960 e 1970 e viu a queda do Muro de Berlim, a implosão das empresas pontocom e o surgimento de várias tecnologias

Geração Y
A mais nova geração presente no cenário organizacional

o que valorizam
Respeito Confiança Oportunidade AprendizadoRecompensa significativa

Boomers
1946 1964

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo experimentou uma fase de grande prosperidade, os países encontraram força para reconstruir suas economias e as pessoas se estabilizaram e começaram a ter mais filhos. Em 1946, as taxas de natalidade cresceram bastante, iniciando um aumento estável que durou por quase 20 anos. Essa explosão na população criou achamada geração baby boomer. Uma geração que permaneceu como o maior grupo exclusivo de pessoas com um legado cultural, político e econômico sem precedentes, dominando o panorama em todas as etapas de suas vidas. Há algo que uniu os boomers culturalmente de forma inigualável: a televisão. Os baby boomers foram a primeira geração que cresceu em frente à TV. Eles puderam compartilhar eventos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geração y
  • Geração y
  • Quem é a geração y
  • Geração y
  • Geracao y
  • Geração Y
  • Geração y
  • Geração Y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!