Geração y

Páginas: 42 (10470 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 objetivos 6
2.1 OBJETIVO GERAL 6
OBJETIVO GERAL 6
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3 METODOLOGIA 8
3.1 PERSPECTIVAS DO ESTUDO 8
3.2 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 9
3.3 UNIVERSO DO ESTUDO 9
3.4 AMOSTRA DA PESQUISA 9
4 REFERENCIAL TEÓRICO 11
4.1 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO 11
4.2 ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO 11
4.3 GESTÃO DE PESSOAS 12
4.4 ÁREAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 12
4.5MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA 14
4.5.1 MENTORING 15
4.5.2 COACHING 15
4.6 COMO LIDERAR A GERação y 16
4.7 HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DAS GERAÇÕES 17
4.7.1 GERAÇÃO DOS VETERANOS 17
4.7.2 GERAÇÃO BABY BOOMER 18
4.7.3 GERAÇÃO X 19
4.7.4 GERAÇÃO Y 21
4.7.5 CONFLITOS DE GERAÇÃO 23
4.7.6 OS MITOS DA GERAÇÃO Y 26
4.7.7 RECRUTAMENTO DA GERAÇÃO Y 27
4.7.8 RETENÇÃO A GERAÇÃO Y 29
REFERÊNCIAS 32

RESUMO
Ageração Y está representada pelas pessoas que nasceram no período de 1980 á 1999. Este trabalho teve o objetivo de pesquisar e descrever práticas gerenciais orientadas a geração Y, bem como contribuições para o repensar de tais práticas. Pretendeu-se analisar a necessidade de modelos diferenciados desenvolvidos exclusivamente para a geração Y. Foram utilizados como metodologias de estudo pesquisabibliográfica e o questionário que foi aplicado com gestores e integrantes da geração Y. A partir desta pesquisa, identificou-se a falta de fidelidade desta parcela de jovens profissionais com as empresas e a baixa valorização da carreira profissional em relação aos demais aspectos da vida pessoal. Como os principais fatores que contribuem para a satisfação e retenção destes profissionais noambiente organizacional identificaram-se: oportunidades de crescimento e desenvolvimento na carreira através do reconhecimento pelo seu trabalho, um ambiente de trabalho agradável com respeito mútuo e a prática de políticas de remuneração proporcional ao desempenho.

Palavras – chave: Geração Y, Práticas gerenciais, Comportamento , Resultados.

1 INTRODUÇÃO
As organizações procuram cada vez maisse tornarem competitivas e para atrair clientes precisam inovar sempre. Para isso uma equipe dinâmica e produtiva se torna primordial para o sucesso de tais organizações. Com todos os avanços de tecnologia que tem ocorrido nos dias atuais uma geração está conectada a tudo que acontece no mundo.
A chamada geração “Y” começa a ocupar cargos no ambiente organizacional e logo de inicio encontrambarreiras que a impedem de oferecer o seu melhor dentro das organizações. Métodos e práticas gerenciais são fundamentais para essa mão de obra extremamente produtiva. Gestores e empresas estão adquirindo esse conhecimento e buscando modelos ideais para recrutar, desenvolver e manter esses colaboradores. Além de influenciar diretamente no direcionamento da sociedade, são extremamente informados ecresceram em modelos familiares completamente distantes dos modelos tradicionais em que seus pais foram criados.
A geração Y foi criada com uma dose saudável de autoestima e dentro da mentalidade “você pode ser o que você quiser ser”. Seus pais da Geração Baby Boomer ou Geração X, se rebelaram contra os modelos de educação mais tradicionais de seus avós (por exemplos as crianças são vistas mais nãonecessariamente ouvidas, devem mostrar respeito em relação a qualquer figura de autoridade e tem de se esforçar bastante para receber reconhecimento e recompensa). Como conseqüência dessa revolta os pais exigiram mudanças no sistema educacional, fazendo as escolas adotarem um modelo que enfatizassem a autoestima e o sistema de recompensas do merecimento, (LIPKIN e PERRYMORE, 2010, p. 02)
A GeraçãoY segundo Rocha (2009, apud Santana et al 2010) apresenta um perfil analítico que leva os jovens a pensarem nos fatos antes de tomarem decisões, mesmo que não acostumados com preocupações sobre estabilidades em cargos, esta geração demonstra ser perspicaz, com vigor intelectual que os capacita a exercer grande influência.
A globalização está entre os eventos mais recentes mudando a maneira de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geração y
  • Geração y
  • Quem é a geração y
  • Geração y
  • Geracao y
  • Geração Y
  • Geração y
  • Geração Y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!