Geração x

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
INTRODUÇÃO

Desde o início dos tempos, o mundo vem passando por várias mudanças. Mudamos o século, o milênio, o meio ambiente. Passamos por mudanças geográficas, econômicas, tecnológicas e o que mais influencia no mundo: mudanças em nós, seres humanos.
Quando se fala em organização, sabemos que ela não sobrevive sem pessoas. Se as pessoas mudam, em que isso poderia afetar no mundoorganizacional? Vários estudiosos vêm fazendo tal pergunta e despertando o interesse em descobrir de que forma as organizações estão se adaptando as novas realidades, aos novos interesses e ao novo comportamento dos seres humanos.
Tais estudiosos chegaram a conclusão que dentre todas as mudanças ocorridas, dois períodos de grande importância tiverem maior destaque: entre meados dos anos 60 e iníciodos anos 80, denominada “GERAÇÃO X” e entre a década de 80 e a de 90, denominada “GERAÇÃO Y”, que fazem referência às “gerações” de seres humanos que surgem a cada momento..

RESENHA CRÍTICA

As organizações do mundo atual estão passando por experiências novas no que diz respeito aos novos funcionários que estão entrando no mercado de trabalho, pois com toda transformação que omundo passou surgiram novos profissionais com características diferentes nas suas maneiras de pensar, de agir, de como vêem o mundo tanto na área profissional como na área pessoal. Essas pessoas são frutos do mundo pós moderno, cheio de inovações tecnológicas e também cheio de desafios, mas que veio para substituir a geração passada, só que com isso criou-se um certo conflito entre gerações.Essanova geração está sendo denominada ‘GERAÇÃO Y’, nascida nos anos 80 e 90. Antecedia essa geração as pessoas nascidas entre meados dos anos 60 e início dos anos 80, eram conhecidas como “GERAÇÃO X. Anteriormente a essas duas gerações, havia uma outra geração que era chamada de geração dos “BADY BOOMERS”.Essa geração nasceu alguns anos depois da segunda guerra mundial, mais precisamente entre os anosde 1951 e 1964. São pessoas que prezavam a revolução, eram disciplinadas tinham em mente o trabalho sob pressão e gostavam de liderar por consenso.
Não devemos utilizar como forma de identificação a diferença de idade para que se possa determinar quem pertence a qual geração, mais sim momentos históricos vividos, visões de vida, e valores comum.
Para entendermos melhor uma e outrageração vamos conhecer cada uma, para podermos então saber identificar quem é quem.
Primeiramente vamos conhecer um pouco da geração x, pois esta passou por grandes acontecimentos históricos e sociais, como por exemplo, a guerra fria, a Perestróica, a queda do muro de Berlim e tantos outros.
As pessoas da geração x cresceram na maioria das vezes em famílias de pais separados eviveram em uma época muito difícil onde a tecnologia ainda estava engatinhando e que as mudanças nem se comparavam com as dos dias atuais, onde dificilmente teriam, por exemplo, as facilidades de comunicação com que a geração y convive no seu dia a dia, tendo em vista o mundo globalizado em que estamos. A geração x vivenciou momentos de incerteza e desconfiança, e que a sociedade cultuava a vidaprofissional acima de tudo e era regida pelo poder aquisitivo e status deixando para segundo plano a vida pessoal. São pessoas que são menos leais às empresas do que seus pais e tentam equilibrar a vida pessoal com a profissional, e com isso fazem questão de deixar bem claro que trabalham para viver e não vivem para trabalhar. Segundo Chiavenato, “a teoria da GERAÇÃO X significa o bitolamento dainiciativa individual, o aprisionamento da criatividade do individuo, o estreitamento da atividade profissional por meio do método preestabelecido e da rotina de trabalho”.
As pessoas da geração y por outro lado foram criadas em uma época em que a velocidade das mudanças é muito grande, mas tiveram a proteção de uma sociedade preocupada com a segurança, com isso tiveram uma base melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geraçao x
  • Geração x
  • Geração X
  • geração x
  • Geração x
  • Geração X
  • A geração x…
  • Geração x

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!