Geração x e y

Páginas: 8 (1776 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
Para realizar este trabalho interdisciplinar foi estudado o artigo “Quem é a geração Y” com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o artigo, relacionar com as disciplinas estudadas neste curso e fazer uma resenha crítica, onde deverá constar sobre a geração X, geração Y e as motivação e valores destas gerações, relatando os aspectos positivos e negativos.
Falar destas gerações não é muitofácil, mas o artigo vem falar que a geração X são as pessoas nascidas entre os anos 60 e 80.
A consultora Luciana Guedes Pinto, da Trajeto RH, explica que o comportamento de cada geração depende do momento socioeconômico e histórico em que ela se desenvolve e não somente pela idade.
Refletindo a desilusão da geração anterior, ela busca um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e já não dáimportância para tanta formalidade no ambiente de trabalho, mantendo a fidelidade aos seus ideais pessoais, e não aos da organização. E já não vê com bons olhos um currículo de 20 anos de trabalho para a mesma empresa. Já a Geração Y, de filhos superprotegidos e acostumados a terem o que querem para compensar a ausência dos pais, exige esse equilíbrio entre o profissional e o pessoal, é agitada,inquieta e sabe como nenhuma outra lidar com a tecnologia. Por ter crescido com amplo acesso ao conhecimento, muitas vezes se passa por prepotente e petulante, mas é preciso admitir que esses jovens realmente têm muita a ensinar aos mais velhos. Hoje, nos deparamos com um tipo de profissional que cresce cada vez mais no mundo empresarial, são os profissionais da geração Y. Cada vez mais, osprofissionais que se encaixam no conceito de geração Y ganham espaço e oportunidades dentro das organizações.
Horários flexíveis, crescimento rápido e planos de carreira bem estabelecidos. Estas são as principais expectativas da Geração Y em relação à construção de sua carreira no ambiente corporativo. Imediatistas por natureza, os nascidos entre 1979 e 1985 estão provocando uma revolução nos recursoshumanos e conquistando seu lugar num mercado que se viu obrigado a promover adaptações para atrair este novo público de jovens talentos.
O termo Geração Y apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos no início dos anos 90. Daí o assunto tem sido discutido no mundo empresarial e, nos diferentes meios de comunicação. Grande parte do conteúdo já publicado tem como objetivo caracterizar os jovenspertencentes a esta geração, abordando seus interesses, valores, desejos e o que deve-se esperar deles enquanto profissionais. Este também era o objetivo da maioria das empresas. Com o tempo e com a ajuda de diferentes mídias, as empresas passaram a conhecer o termo Geração Y e as principais características dos jovens pertencentes a ela, mas já haviam construído uma imagem pessimista sobre elesenquanto profissionais.
A geração Y não era e não são iguais a geração X, mas isto não é necessariamente um problema. O trabalho dentro das empresas deve ser de orientação a estes jovens a partir do que eles são: inteligentes, multimídias, prezam a transparência, acreditam nas ferramentas colaborativas, compartilham idéias e informações, entendem que o bom produto é aquele que possibilita uma boaexperiência, desejam crescer rapidamente, querem dar resultados, querem aprender, gostam de feedback mas não sabem como usá-lo, aceitam desafios e não têm medo de ousar.
A em presa deve orientar os gestores e líderes a entenderem como podem aproveitar ao máximo cada uma dessas características a favor da empresa e dos negócios, como potencializar aquilo que precisam e como desenvolver aquilo queainda não está pronto ou adequado para a realidade de mercado. Por meio de encontros, palestras e workshops, estimulando a reflexão dos gestores sobre o tema;, o líder então começa a desenhar novas estratégias para incluir este jovem nos processos de decisão e inovação da empresa, assim como em qualquer outro processo onde o empenho, o foco em resultados e a aprendizagem sejam importantes. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geração x
  • Artigo Geração X e Geração Y
  • Geração x, y, z
  • Geração x e y
  • Geração x, y e z
  • Geração x,y e z
  • Trabalho geração y geração x
  • Geração X&Y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!