Geração e transmissão de energia

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
UNIVERSIDADE BENDEIRANTE DE SÃO PAULO / ANHANGUERA
ENGENHARIA ELÉTRICA
ELETRICIDADE II
















GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.










São Bernardo do Campo
02/10/2012
















GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
Visão geral do processo de geração, transmissão e distribuição deenergia desde a fonte geradora (usinas) até o medidor de energia dos estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais.


Orientador: Prof. Daniel Correa
São Bernardo do Campo
02/10/2012
Este relatório consta a primeira e a segunda de 4 etapas das Atividades Práticas Supervisionadas do 6º semestre do curso de engenharia elétrica da Universidade Anhanguera. Na etapa 1 falaremos sobre osistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e na etapa 2 daremos uma visão geral dos principais dispositivos empregados em instalações elétricas de baixa tensão.
Etapa 1 – Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.
Essa etapa será dividida em 3 (três) tópicos:
1. Geração de Energia Elétrica
2. Transmissão de Energia
3. Distribuição de Energia

Segundo odicionário, Energia é a capacidade que os corpos têm de desenvolver uma força, a capacidade de produzir trabalho. Dessa maneira, a forma mais primitiva de energia é a energia humana, produzida pelos músculos humanos.
O homem já utilizou a energia de diversas maneiras: energia térmica através do fogo; energia humana durante a escravatura; mais tarde a energia dos animais (bois, vacas, cavalos);energia dos ventos com os moinhos; Watsom cria máquina a vapor e começa a Era Industrial, com o surgimento do automóvel e da máquina a vapor; e por último surge a era industrial que trouxe desenvolvimento e conforto.
Os primeiros empreendimentos no campo da energia elétrica no Brasil remontam ao fim do século passado e, mais precisamente, depois da implantação do regime republicano. Com aConstituição de 1891, surgiram os primeiros ordenamentos jurídicos/legais que passaram a reger o Setor Elétrico Brasileiro. Ao Império Brasileiro, bastante centralizador, sucedeu uma República descentralizada possibilitando a outorga de poderes quase ilimitados aos estados e municípios.
O cenário nacional passou por mudanças constantes e significativas. No início pequenas usinas foram instaladas para suprira necessidade de energia em propriedades isoladas. Algumas se expandiram, atendendo também os serviços públicos.
Surgiram grandes investidores estrangeiros que instalaram aqui empreendimentos notáveis. Os brasileiros também criaram empreendimentos, que mais tarde originaram importantes fusões. O Brasil se tornou um grande celeiro em geração, transmissão e distribuição de energia.
Hoje o paíspossui um Sistema Interligado Nacional, o SIN.
Com tamanho e características que permitem considerá-lo único em âmbito mundial, o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidrotérmico de grande porte, com forte predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários.
O Sistema Interligado Nacional é formado pelas empresas das regiões Sul,Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Apenas 3,4% da capacidade de produção de eletricidade do país encontra-se fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados principalmente na região amazônica.

1. Geração de Energia Elétrica
1.1 Geração de energia em alguns lugares do Mundo


1.2 Geração de Energia no Brasil
O Brasil possui cerca de 560 usinas e subestações e 1079linhas de transmissão que formam a Rede de Operação do Operador Nacional do Sistema.
Fazem parte desse sistema 98% do mercado brasileiro de energia elétrica. Até 2005 a capacidade instalada dessas usinas alcançou a potência total de 84.177 MW, dos quais 70.014 MW em usinas hidrelétricas e 14.163 MW em usinas térmicas.
Considerando o acréscimo de geração e a desativação de usinas térmicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geração e transmissão de energia elétrica
  • Geração, transmissão e distribuição de energia eletrica
  • Geração transmissão e distribuição de energia eletrica
  • Sistema de geração e transmissão de energia elétrica
  • Apostila Geracao Transmissao E Distribuicao De Energia Eletrica
  • Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica (GTD)
  • Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no brasil
  • Geração, transmissão, distribuição de energia elétrica e choque elétrico.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!