Gerência de Redes

Páginas: 20 (4978 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
INTRODUÇÃO À GERÊNCIA DE REDES

Gerência de Redes

Atividade de monitorar e controlar o funcionamento da rede, através do uso de ferramentas que forneçam informações sobre o seu estado, permitindo diagnosticar o motivo causador de uma possível anormalidade que venha a ocorrer. Estas ferramentas vão desde simples programas que calculam tempos de resposta entre dispositivos até softwares maissofisticados que fazem uso de protocolos próprios, base de dados, geradores de gráficos, etc.

CENÁRIO DE UMA ATIVIDADE DE GERÊNCIA

Um cenário da atividade de gerência de redes está descrito no diagrama que apresenta os passos visto de uma forma geral.


Como primeiro passo, consideramos uma anormalidade detectada por um usuário da rede. Uma anormalidade na visão do usuário é umcomportamento insatisfatório da rede diante do uso de um ou mais recursos. Por exemplo: Rede lenta, apresentando tempos de respostas acima do que o usuário espera, impossibilidade de acesso a páginas da internet, impossibilidade de receber/enviar e-mails.
Uma anormalidade pode ser detectada por um sistema de gerência de redes. Um comportamento anormal da rede é interpretado desta forma através deinformações coletadas como quantidade de tráfego na rede, tempos de resposta testados nos dispositivos, quedas de serviços, etc.
A partir da detecção da anormalidade, uma notificação é enviada ao administrador através de e-mails, telefone ou outro recurso disponível pela política de gerência da rede.
O administrador recebe a notificação e realiza uma série de testes fazendo uso de ferramentas como: ping,traceroute, o próprio software de gerência ou qualquer outro aplicativo que mostre o estado dos recursos da rede.
Quando o administrador encontra o motivo suspeito da anormalidade, ele executa uma ação, que pode ser desde uma simples reinicialização de um processo até a substituição de um equipamento.
Após ser feita a manutenção, o administrador realiza testes na rede para verificar se a mesmavoltou ao normal, caso a rede esteja operando normalmente, a tarefa foi cumprida. Se a rede ainda apresenta comportamento anormal, o administrador volta a fazer uso das ferramentas até alcançar a real causa.

Etapas do gerenciamento

O gerenciamento de redes visa a detecção e manipulação de falhas, ineficiência de desempenho e o compromisso com segurança. Para alcançar estes objetivos, asaplicações de gerenciamento devem seguir as seguintes etapas:

Monitoramento: é o processo de coleta de dados que representam informações de gerenciamento dos elementos da rede.
Análise: consiste na interpretação dos dados coletados. Nesta etapa, uma série de procedimentos é realizada visando determinar a causa do problema e tomada de decisão.
Ação: de acordo com o problema diagnosticado, cabe umaação sobre o elemento gerenciado, através de alteração da sua configuração.


FERRAMENTAS

Ping

O ping é uma espécie de um sinal que o computador emite para outro computador. Ele é medido em milisegundos e são enviados em forma de pacotes. A cada pacote enviado, ele recebe o mesmo pacote de volta, como resposta. O Ping mede o tempo que esses pacotes demoram a chegar no outro computador evoltarem para o computador que enviou o pacote.

Ex:
ping 192.168.5.1

O comando acima enviará um ping à máquina 192.168.5.1

Por default, o ping envia um pacote de 32 bytes à máquina destino, porém o tamanho do pacote pode ser aumentado passando o parâmetro –l seguido do tamanho do pacote em bytes que se quer enviar.

Ex:
ping –l 500 192.168.5.1

Traceroute

O Traceroute é uma ferramentaque permite observar a trajetória de um pacote de dados até um determinado host, permitindo então a detecção de possíveis problemas de roteamento.

Ex:
Em Linux:
traceroute www.yahoo.com

Em Windows
tracert www.yahoo.com

O traceroute permite que seja identificado o trecho do caminho em que está havendo problemas de transmissão de dados.










Caso se queira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerencia de rede
  • Gerência de redes
  • Gerencia de redes
  • gerencia de redes
  • Gerencia de Redes
  • Gerencia de redes
  • GERENCIA DE REDE
  • Gerencia de redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!