Gerência de materiais - armazéns automatizados

Páginas: 9 (2169 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
GERÊNCIA DE MATERIAIS

SEMINÁRIO 1
ASSUNTO : ARMAZÉNS AUTOMATIZADOS
EQUIPE : ELISIANE C. KNABBEN
SISTO FARACO JÚNIOR

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho visa descrever os processos de automatização de armazéns, trazendo através de exemplo de grandes empresas que automatizaram seus armazéns, dar uma idéia das dimensões que envolvem todo o processo deautomatização.
Para exemplo buscou-se a Volkswagen na sua unidade recém inaugurada em Taubaté e a Volvo que modernizou suas instalações em Curitiba.

INDÍCE

1. DESCRIÇÃO
1.1.PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
1.1.2 FASE DE PREPARAÇÃO
1.1.3 FASE DE DEFINIÇÃO
1.1.4 FASE DE IMPLEMENTAÇÃO
2. EXEMPLOS
2.1 EXEMPLO : CASO DA VOLKSWAGEN
2.2 EXEMPLO : CASO DA VOLVO
3. BIBLIOGRAFIA

1. ARMAZÉNS AUTOMÁTICOSOs projetos de automação na armazenagem estão sendo instalados no Brasil desde os mais simples , envolvendo apenas sistemas de separação de pedidos , até os mais sofisticados que em toda operação tem um mínimo de intervenção humana.
Basicamente a implantação de sistemas automáticos se dividem em :
- movimentação de materiais ;
- gerenciamento da operação.
Os clientes, cada vez mais exigentes , estão menos dispostos a corrigir estoques , fazendo pedidos menores e com maior frequência , demandado menores tempo de resposta de seus fornecedores.
Trabalhando com baixos estoques , os pedidos recebidos incompletos ou errados tem grande probabilidade de levar à falta de produtos e perdas de venda, tornando a tolerância dos clientes em relação a erros dosdistribuidores praticamente a zero , sendo que os custos para corrigir erros é muito maior.
Os impactos operacionais são caracterizados pelo aumento das atividades de recepção , expedição e controle de qualidade e dos custos de carregar estoques e administrativos ( oriundos da maior circulação de informações e necessidade de controle ) .
Enquanto na armazenagem tradicional os processoseram baseados em papel e o principal objetivo era maximizar a utilização do espaço, atualmente procura–se a eficácia do fluxo físico. Os projetos de automação são complexos, pois envolve a integração de várias tecnologias relacionadas aos sistemas de gerenciamneto , aos mecanismos de captura e visualização das informações e aos equipamentos de manuseio , transporte e estocagem de materiais.Dependendo da extensão de integração com clientes e fornecedores , poderão envolver também sistemas eletrônicos de troca de dados.
Os altos investimentos envolvidos e o enorme esforço necessário para sua implementação exige uma abordagem extremamente disciplinada no desenvolvimento e execução do projeto . Embora isso seja claro , é comum haver uma desproporção entre os gastos relizados emequipamentos e softwares, e gastos em tempo e pessoal dedicados às etapas anteriores de planejamento em vários projetos que têm sido realizados.

1.1 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE AUTOMAÇÃO

O desenvolvimento de um projeto típico de automação pode ser dividido em três grandes fases : fase de preparação ; fase de definição ; fase de implementação.

Preparação

Fase 1Definição do novo
processo
Definição do sistema de Definição dos equipamentos
Gerenciamento ( WMS ) de movimentação e dos hardwares acessórios Fase 2 Fase 3 Implementação

1.1.2 FASE DEPREPARAÇÃO

A fase de preparação se inicia com a formação da equipe de projeto que deverá ser composta por representantes de todas as áreas funcionais da empresa afetadas pelo projeto. Inicialmente , poderá contar apenas com pessoal daquelas áreas diretamente relacionadas , mas à medida que o projeto for avançando, outros membros deverão participar. O núcleo mínimo é composto por pessoal de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Armazém automatizado Bertolini – Transelevador
  • Análise de swot
  • Atigo TCC Armazem automatizado (ainda em faze de criação)
  • GERÊNCIA DE RECURSOS DE MATERIAIS
  • A verticalização do armazém como forma de redução de custos e aumento da eficiência do fluxo interno de materiais
  • armazém
  • Armazém
  • armazem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!