Gerência de linhas de produtos e marcas

Páginas: 10 (2336 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2012
GERÊNCIA DE LINHAS DE PRODUTOS E MARCAS


Fabiano Brancher
Prof. Tania Maria Radaelli
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0089)
Tecnólogo em Gestão de Processos Gerenciais
23/11/2011



RESUMO


Este paper tem por objetivo a observação, discussão e a analise entre gerência de linhas de produtos e marcas, seus benefícios e as etapas queenvolvem seu trabalho, bem como gerenciar a divulgação de linhas de produtos e marcas, sua distribuição e por fim sua comercialização.
O desenvolvimento de novos produtos e marcas é o resultado de uma integração de conhecimentos e que tem sido estudada amplamente, empenhando-se sobre muitos aspectos que poderão ser analisados.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Gerenciamento. Comercialização.1 INTRODUÇÃO

Na maior parte das organizações, a decisão do produto ou de uma marca não é tomada de forma isolada, porque as empresas oferecem um leque de produtos. Para melhor apreciar a decisão do produto, primeiro definiremos alguns termos relativos a ele. Desenvolver um produto ou marca implica na definição dos benefícios que ele irá oferecer.

Esses benefícios sãocomunicados e fornecidos por seus atributos, como qualidade, características, design e preço. As decisões sobre esses atributos afetam muito as reações do consumidor. Uma linha de produtos é um grupo de produtos relacionados que satisfazem uma classe de necessidade, podem ser usados em conjunto, vendidos para o mesmo grupo de clientes, até mesmo distribuídos pelo mesmo tipo de revendas ou então dentro damesma faixa de preço. Um produto pode ser oferecido com várias características.

O modelo inicial, sem acessórios, é o ponto de partida; na sequencia, a empresa cria um modelo de alto nível, com mais dispositivos, um carro, por exemplo, o qual será a ferramenta competitiva para diferenciar aquele produto de um produto concorrente. Ser o primeiro fabricante a acrescentar um novo detalhe,ele é valorizado e sendo assim, torna-se uma das formas mais eficientes de competir no mercado. Algumas empresas são muito inovadoras quando acrescentam características aos seus produtos ou marcas.




2 Como consigo ter idéias para a criação de um novo produto e/ou marca?
É possível identificar novas características e também decidir quais devem ser acrescentadas ou não aos produtos oumarcas? A empresa deve fazer levantamentos periódicos entre os compradores que usam o produto, fazendo algumas perguntas: você gostou do produto? Que características específicas mais agradam? Que detalhes poderíamos acrescentar aprimorando o produto? Quanto você pagaria pelas características?

As características pouco valorizadas pelos consumidores com relação aos seus custos devem serexcluídas e as mais valorizadas com relação aos seus custos devem ser acrescentadas no projeto de desenvolvimento

Desse modo, o desenvolvimento de novos produtos e marcas é o resultado de uma integração de conhecimentos e que tem sido estudada amplamente, empenhando-se sobre muitos e vários aspectos que poderão ser analisados.
Dessa forma, um novo produto e/ou serviço é sempre algoque é novo, isto é, novo tanto para a empresa, como novo para o mercado, e em alguns casos novo para o mundo. Por isso a difícil definir o que é um novo produto e/ou marca, por existir diferentes cenários em que um produto e/ou marca poderá ser considerado como uma novidade, torna-se necessária a caracterização dos novos produtos e/ou marcas em diferentes classes.
Segundo Kotler (2005), oprocesso de desenvolvimento de novos produtos abrange oito etapas, cada uma com um conjunto particular de desafios de marketing e uma pergunta a ser respondida. Se a empresa não for capaz de responder ‘sim’ às perguntas-chave das seis primeiras etapas, o novo produto deve ser abandonado. Nas duas etapas finais, a empresa tem a opção de promover desenvolvimentos ou modificações, em vez de abandonar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerencia de produtos
  • Gerencia de produto
  • GERENCIA DE PRODUTO
  • Gerencia de produto
  • Produtos e marcas
  • Produtos e Marcas
  • Produtos e Marcas
  • Gerencia de Marca Red Bull

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!